20º CEO Fórum realizado pela Amcham Goiás / Crédito da foto: Divulgação / Amcham GO
A afirmativa foi realizada na 20ª edição do CEO Fórum, realizado pela Amcham Goiás, na última quarta-feira (26/6). O evento debateu a “Felicidade como estratégia dos negócios” na presença dos principais executivos do estado na capital goiana.
A felicidade corporativa não é mais uma projeção futura, mas sim uma urgência atual das organizações, do mercado e dos colaboradores. Essa afirmação foi amplamente reforçada durante o maior evento de executivos do estado, o CEO Fórum, realizado pela Câmara Americana de Comércio em Goiás (Amcham GO), na última quarta-feira (26/6), em Goiânia.
O evento, que celebrou sua 20ª edição, contou com a participação de mais de 300 lideranças empresariais e debateu o tema “Felicidade como Estratégia nos Negócios”. Além de trazer especialistas nacionais e internacionais para enriquecer o encontro, a Amcham GO também também divulgou os dados da mais recente pesquisa nacional “Panora Liderança 2024”. “Discutir o tema com a pesquisa trouxe mais profundidade e uma perspectiva sobre como os líderes executivos têm encarado essa demanda. Um dos pontos que vale destacar é que 94% dos participantes veem uma relação positiva entre bem-estar, motivação e produtividade no ambiente de trabalho”, explica o gerente regional da Amcham GO, Lucas Arruda.
A pesquisa, realizada pela Amcham Brasil com 780 executivos de todo país, também chama atenção para uma mudança de estilo de liderança. “O estudo também listou 59 características para lideranças. As principais desejadas foram liderança Inspiradora com 63%, pensamento estratégico com 61% e inteligência emocional na mesma porcentagem. Mais uma vez, constatamos que as empresas precisam de uma gestão interessada na construção de ambientes laborais sustentáveis”, explica Arruda.
E falando em sustentabilidade e equilíbrio emocional, quem chamou atenção de todos no CEO Fórum para o assunto foi a autora do livro “Retorno à Humanidade”, Philippa White. “É preciso parar de chamar a empatia e a conexão humana de habilidades interpessoais. Ao longo dos estudos para o meu livro, descobri que os trabalhadores sentem que a empatia mútua entre os líderes da empresa e os funcionários aumenta a eficiência, a criatividade, a satisfação no trabalho, a partilha de ideias, a inovação e até as receitas da empresa.”
Segundo a escritora e palestrante internacional, a realidade do mercado de trabalho mudou e a segurança emocional é uma questão urgente. “As pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa e buscam um ambiente seguro e acolhedor. Portanto, vejo habilidades de liderança eficazes como conectar-se com outras pessoas em um nível humano, transcendendo funções e status para criar relacionamentos significativos e impactantes”, reforça White.
Especialistas
A 20ª edição do CEO Fórum em Goiânia contou com a participação do pensador, palestrante e autor de livros sobre felicidade e empreendedorismo, Pedro Ganem Salomão. O painel “Para além dos cargos: Cultivando o autocuidado dos executivos para um impacto duradouro” recebeu a Conselheira independente (Carrefour, Banco BMG, Biolab), Ana Karina Bortoni, o CEO na Farmax e Líder com ImPacto do Pacto Global da ONU, Ronaldo Ribeiro e a Co-fundadora do Todas Group Dhafyni Mendes.
A palestra “Felicidade Corporativa : Uma nova variável na equação empresarial” foi conduzida pela CEO no Grupo Falconi e Falconi Capital, Viviane Martins. O último painel “Os frutos da nova variável: resultados da felicidade corporativa na prática” contou com o CEO no Milky Moo, Lohran Soares, e o Presidente Latam Bayer (Crop Science), Maurício Rodrigues.
O 20º CEO Fórum foi realizado em mais 16 unidades da Amcham por todo país.
Criado em 2004, o evento nasceu como uma plataforma de ideias para a alta gestão das empresas associadas à Amcham e, ao longo dos anos, se transformou no maior encontro de líderes realizado pela câmara de comércio Brasil-EUA.