29 de junho de 2024

Search
Close this search box.

Férias escolares: 5 filmes para aprender história

Crédito: Pixabay

Professor de História indica como aproveitar esse período de maneira descontraída, sem esquecer de estudar

O período de férias escolares está chegando e representa a oportunidade perfeita para mergulhar no universo do cinema e, ao mesmo tempo, aprender mais sobre temas de História. Afinal, filmes são recursos importantes que podem facilitar o processo de aprendizagem da disciplina.

Os recursos audiovisuais conseguem não somente dar um rosto a personagens históricos, mas também apresentar costumes, vestimentas e questões culturais. Diferentes produções apresentaram contextos e visões que permitem compreender perfis históricos, épocas, acontecimentos, entre outras informações.

Mas, de acordo com o professor de História e coordenador do time pedagógico da plataforma Amplia, Francisco Moreira Júnior, pode acontecer também de o cinema torna-se vilão nesta relação com a historiografia. “Em alguns casos, ocorrem distorções, ou seja, narrativas que não encontram respaldo no estudo científico ou nas fontes históricas”, alerta o especialista.  

 Devido a esse contexto, ele fez uma seleção de filmes que podem ser usados não somente como entretenimento, mas também como fonte de estudo desta disciplina.

Confira 5 filmes recomendados para aprender temas de história nas férias:

1. Adeus Lenin

Por meio de um retrato bem-humorado, o filme aborda um momento histórico dos mais importantes para a compreensão do mundo atual. O fim da Guerra Fria, a abertura econômica e política soviética e a queda do Muro de Berlim são contados por meio de um drama familiar.

 2. Guerra de Canudos

Inspirado no clássico livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, o filme relaciona personagens reais e ficcionais. O drama do sertanejo, a violência da República Brasileira recém-inaugurada e as motivações do massacre do Arraial de Canudos são discutidos brilhantemente.

 3. 1492: a conquista do paraíso

Conta a história da chegada espanhola no território americano sob o comando de Cristóvão Colombo. A Cultura Renascentista, as incertezas da viagem, o choque cultural com os povos nativos e a violência desencadeada pela ação dominadora dos espanhóis são muito bem abordados e com uma fotografia fantástica.

4. Cartas de Iwo Jima e A Conquista da Honra

Nestas duas brilhantes produções são retratadas visões distintas do mesmo episódio histórico, a Batalha da Ilha de Iwo Jima durante a Segunda Guerra Mundial. No primeiro título, o diretor Clint Eastwood retrata a visão japonesa da guerra e da batalha. Muitos elementos da cultura japonesa são destacados e a violência da guerra é exposta no filme. No segundo título, A Conquista da Honra, a mesma batalha é retratada por Clint Eastwood com os mesmos atores ocupando posições de protagonistas e coadjuvantes distintas. Nessa perspectiva, é apresentada a visão dos militares norte-americanos. Toda brutalidade e irracionalidade de uma guerra dessas proporções são retratadas de forma crua e didática.

5. Apocalypse Now

Discute de forma densa e tensamente o impacto psicológico da violência da Guerra do Vietnã sobre oficiais, soldados e população envolvidos no conflito. Aborda a influência do neocolonialismo europeu sobre a população asiática, as ações secretas do alto comando militar norte-americano e da CIA e a história de um curioso personagem, o Coronel Boina Verde Walter E. Kurtz. Tudo isso apresentando como pano de fundo conceitos da filosofia existencialista.Sobre a Plataforma Amplia: Criada em 2014, a Plataforma Amplia é um sistema de ensino para educação básica que oferece uma solução total, integrada e de alta qualidade da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. O conceito de plataforma de ensino integrada traz um currículo completo que inclui habilidades acadêmicas e socioemocionais, além do trabalho com a cidadania e o uso de tecnologia educacional a favor do aprendizado. Atualmente, o sistema possui mais de 500 escolas parceiras, o que representa mais de 185 mil alunos utilizando a plataforma e mais de 3.500 professores integrados na rede.  

Compartilhe:

MAIS LIDAS