Foto: Divulgação Casa Museu Eva Klabin
Durante o mês de janeiro, o público terá acesso a oficinas de práticas artísticas e poderá visitar as exposições
Durante as férias de janeiro, as crianças encontrarão uma programação especial na Casa Museu Eva Klabin, localizada no coração da Lagoa Rodrigo de Freitas. No total, serão oito oficinas de práticas artísticas, incluindo as técnicas de pintura, origami, animação, tecelagem, e outras, que acontecem de quarta a sexta-feira, às 10h e às 15h, e aos sábados e domingos, sempre às 15h. Além disso, o público pode visitar as exposições temporária e permanente da Casa, a partir das 14h. Entrada gratuita e sujeita a lotação.
A programação começa no dia 2 de janeiro, com a “Oficina de Livro de Artista”, que consiste na produção coletiva de um livro de artistas a partir da frotagem, técnica de composição e de impressão de imagens em papel branco com o uso de lápis ou giz de cera e diferentes materiais e texturas. No mesmo dia, haverá também a “Oficina de Animação”. Os participantes terão a oportunidade de explorar a criatividade para criar e contar histórias utilizando a técnica de stop motion. Em parceria com o MAM-Rio, a Casa Museu Eva Klabin exibirá o programa “AniMAM” dedicado à artista Rosana Paulino.
A “Oficina Que História é Essa?!” inicia no dia 3 de janeiro. A partir de perguntas, serão desvendados os mistérios de personagens que fazem parte da Casa Museu Eva Klabin. A “Oficina de Pintura em Rolo”, que começa no mesmo dia, convida os participantes a experimentar a criação de histórias através de imagens, tendo como inspiração as produções encontradas nas tradições culturais da China e do Japão, conhecidas como scroll, emakimono e kakemono, conforme as obras presentes na Coleção Asiática da Casa Museu Eva Klabin.
No sábado, dia 4 de janeiro, a Casa promove a “Oficina de Origami”. Os participantes produzirão o lendário pássaro tsuru. No Japão, acredita-se que a feitura de um determinado número de tsurus de origami pode ajudar na realização de desejos ou propósitos. A turma vai criar uma revoada de tsurus com o objetivo de atrair bons acontecimentos para o ano que chega. No domingo, o público pode experimentar o processo criativo e artístico da produção e da impressão de imagens, tendo como principal material o isopor, na “Oficina de Isogravura”. A técnica é uma adaptação da tradicional xilogravura. Todas as oficinas de domingo contarão com intérprete de libras.
Na quarta-feira, dia 8 de janeiro, a “Oficina de Tecelagem” propõe pensar o gesto de tecer como uma forma de contar histórias, compartilhar conhecimentos, registrar vivências e preservar as memórias individuais e coletivas, tendo como ponto de partida os tapetes da coleção da Casa Museu Eva Klabin. O público será convidado a experimentar o processo da tecelagem, utilizando teares manuais e fios diversos.
A “Oficina Desenhando Caminhos” começa na quinta-feira, dia 9 de janeiro. Será abordada a origem dos mapas, a importância da cartografia para a história e, ao final da atividade, os participantes terão uma experiência prática ao criar seus próprios mapas.
Além das atividades, o público também pode visitar as exposições permanente e temporária da Casa Museu Eva Klabin a partir das 14h. O acervo permanente inclui mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.), Idade Média, Renascimento até o Impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. Na exposição temporária “Novas Raízes”, Rosana Paulino traz à tona discussões sobre memória, natureza, identidade e história afro-brasileira. A individual da artista é a primeira no Rio de Janeiro após a sua exposição no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, o MALBA. Com a mostra, Rosana se tornou a primeira mulher negra a ter uma individual exposta no museu argentino, que apresentou um olhar retrospectivo da trajetória da artista.
SERVIÇO:
Retirada de senha 10 minutos antes do início da atividade.
02/01
10h – Oficina de Livro de Artista
15h – Oficina de Animação*
*Para a realização dessa oficina, recomendamos aos participantes que baixem o aplicativo para celular “Stop Motion Studio”. Ele está disponível para IOS e Android.
03/01
10h – Oficina Que História É Essa?!
15h – Oficina de Pintura em Rolo
04/01
15h – Oficina de Origami
05/01
15h – Oficina de Isogravura
*Conta com intérprete de libras
08/01
10h – Oficina de Animação
15h – Oficina de Tecelagem
09/01
10h – Oficina Que História É Essa?!
15h – Oficina Desenhando Caminhos
10/01
10h – Oficina de Origami
15h – Oficina de Isogravura
12/01
15h – Oficina de Livro de Artista
*Conta com intérprete de libras
15/01
10h – Oficina de Isogravura
15h – Oficina de Origami
16/01
10h – Oficina de Pintura em Rolo
15h – Oficina Que História É Essa?!
17/01
10h – Oficina Desenhando Caminhos
15h – Oficina de Livro de Artista
18/01
15h – Oficina de Tecelagem
19/01
15h – Oficina de Animação
*Conta com intérprete de libras
22/01
10h – Oficina de Livro de Artista
15h – Oficina de Pintura em Rolo
23/01
10h – Oficina de Tecelagem
15h – Oficina de Isogravura
24/01
10h Oficina de Origami
15h – Oficina de Animação
26/01
15h – Oficina Desenhando Caminhos
29/01
10h – Oficina de Livro de Artista
15h – Oficina de Tecelagem
30/01
10h – Oficina de Animação
15h – Oficina de Origami
31/01
10h – Oficina de Isogravura
15h – Oficina Desenhando Caminhos
01/02
15h – Oficina Que História É Essa?!
02/02
15h – Oficina de Pintura em Rolo
Sobre a Casa Museu Eva Klabin: Uma das primeiras residências da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu Eva Klabin reúne mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.) ao impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. A coleção abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa e está em exposição permanente e aberta ao público na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos. A Casa oferece programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, exposições temporárias de artistas contemporâneos, oficinas, cursos e conferências para adultos e crianças. Enquanto referência no calendário cultural do Rio de Janeiro, a programação musical conta com a série Concertos de Eva, com os Concertinhos de Eva, dedicados ao público infantil, e com os shows de Nova MPB no jardim. Espaço de troca de ideias e aprendizados no presente, a Casa Museu mantém um diálogo constante com o passado e encontra sua originalidade na combinação entre o clássico e o contemporâneo.