Foto: Freepik
“Existe uma preocupação grande sobre uso crônico de corticoide em relação à saúde óssea e muitas pessoas fazem uso sem indicação médica”, alerta Dr. Diogo Souza Domiciano, reumatologista membro da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).
O glicocorticoide, como a prednisona, é identificado como a principal causa de osteoporose secundária devido à sua capacidade de promover a perda de massa óssea, assim como a qualidade desse osso. Mesmo em doses baixas, como 5mg por mais de 3 meses, o risco de fratura por osteoporose é considerável.
Além dos corticoides, outras medicações como anticonvulsivantes e tratamentos hormonais para câncer de próstata e mama também podem prejudicar a massa óssea.
Estratégias de Prevenção: “Em pacientes em risco, estratégias medicamentosas e não medicamentosas são essenciais. Isso inclui a suplementação de cálcio e vitamina D, uma dieta balanceada, abandono do tabagismo e consumo moderado de álcool, além de exercícios físicos que fortaleçam os ossos”, comenta o reumatologista, que é palestrante do 11º BRADOO, o Congresso Brasileiro de Densitometria, Osteoporose e Osteometabolismo.
Equilíbrio no Tratamento: Em doenças inflamatórias crônicas como artrite reumatoide e lupus, onde os corticoides são frequentemente prescritos, Dr. Diogo chama atenção para o equilíbrio entre os benefícios do tratamento e os riscos para a saúde óssea. “O objetivo é sempre usar a menor dose possível por um período limitado, combinando com outras terapias para controlar a doença.”
O Colégio Americano de Reumatologia recentemente publicou um novo guideline sobre osteoporose induzida por corticoides, oferecendo orientações atualizadas para a prática clínica.
“É de suma importância a conscientização sobre os riscos da osteoporose induzida por corticoides e a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no tratamento desses pacientes”, finaliza Dr. Diogo.
“Osteoporose induzida por glicocorticoide” é um dos temas do 11º BRADOO, o Congresso Brasileiro de Densitometria, Osteoporose e Osteometabolismo, que será realizado de 21 a 24 de agosto em Brasília.
11º BRADOO
Congresso Brasileiro de Densitometria, Osteoporose e Osteometabolismo
21 a 24 de agosto
Local: CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil
Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul, Brasília
Credenciamento para imprensa: Gengibre Comunicação – (11) 94466-0408 – imprensa@gengibrecomunicaca.com.br
Sobre a ABRASSO
A ABRASSO, Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, representa a união das três principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: SBDENS (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), SOBEMOM (Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral) e a SOBRAO (Sociedade Brasileira de Osteoporose).
Criada em 2011, conta hoje com cerca de 1.500 associados de diversas especialidades médicas, além de outros profissionais da área da Saúde que, juntos, têm a missão de difundir o conhecimento científico, estimular o ensino, a pesquisa e realizar ações preventivas da saúde junto ao público em geral.
Serviço
Instagram: https://www.instagram.com/abrassonacional/
Facebook: https://www.facebook.com/abrassonacional/
YouTube: https://www.youtube.com/@ABRASSO
Podcast (Spotify): https://bit.ly/3ZGGbQc Casa Segura – https://abrasso.org.br/casa-segura/