Foto: DIvulgação
Com dez anos de trajetória, projeto viaja o Brasil difundindo personagens importantes na formação do território nacional
No dia 5 de maio – Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que celebra a língua portuguesa e as culturas lusófonas, o projeto Heróis Portugueses do Brasil abre exposição especial e lança videodocumentário inédito, no auditório Agostinho da Silva, na Embaixada de Portugal no Brasil, em Brasília. As ações coroam a trajetória de dez anos do projeto, que viajou o país com o objetivo resgatar a memória de figuras portuguesas fundamentais para a formação do território brasileiro.
A exposição de fotos e o lançamento do videodocumentário é uma realização da Embaixada de Portugal no Brasil e Camões – Centro Cultural Português Brasília, com patrocínio de Atex Brasil, EDP, Instituto QAir e Tambasa.
A mostra, aberta à visitação até o dia 31 de maio, reúne uma seleção de imagens que registram as quatro expedições realizadas pelo projeto entre 2014 e 2024: “Pedro Teixeira, o conquistador da Amazônia”, “Martim Soares Moreno, o guerreiro e fundador do Ceará”, “200 Anos – Os Caminhos da Independência do Brasil” e “José da Silva Paes, nas fronteiras do Sul para expandir o Brasil”.
Os expedicionários percorreram mais de 10 mil quilômetros, visitaram mais de 100 cidades e lugarejos e realizaram palestras para milhares de estudantes da rede pública, distribuindo mais de 10 mil livros didáticos relacionados às expedições. A coleção de fotos, assim como o vídeo-documentário – que também será disponibilizado no canal do YouTube “Heróis Portugueses do Brasil” no dia 5 de maio – retratam essa trajetória de dedicação à difusão da história do Brasil e do papel de importantes desbravadores portugueses.
Segundo o curador Andrés I. M. Hernández, “a exposição aborda esses trajetos em que os expedicionários começaram em tempos e espaços combinados no coletivo, revisitando memórias, atualizando paisagens e trajetos, expelindo nos encontros conhecimento e histórias centrifugadas nos contextos locais atualizadas na contemporaneidade”.
Formado por um grupo de portugueses e brasileiros residentes em diferentes partes do Brasil, o projeto nasceu dessa crença no poder da história e da educação. Após anos de trocas e diálogos com crianças e adolescentes em várias cidades brasileiras, o grupo compartilha agora os frutos dessa jornada por meio dos dois lançamentos.
HISTÓRICO DO PROJETO
O Heróis Portugueses do Brasil, idealizado por Antonio Bacelar Carrelhas, teve início na Amazônia, em 2014 e 2015, homenageando Pedro Teixeira. Em 2019, seguiu para o Nordeste, trazendo a história de Martins Soares Moreno, figura fundamental para impedir que os franceses e holandeses dominassem o Nordeste do Brasil e responsável pela fundação do estado do Ceará. A terceira expedição, em 2023, celebrou o marco de 200 anos da Independência do Brasil de Portugal, revisitando os passos de Dom Pedro I. E em 2024, ocorreu a expedição “José da Silva Paes, nas fronteiras do Sul para expandir o Brasil”.
Ao longo de uma década, o projeto consolidou-se como uma ponte entre passado e presente, despertando o interesse de novas gerações pela história luso-brasileira. Por meio de ações educativas, produções audiovisuais e atividades culturais, o Heróis Portugueses do Brasil reafirma o papel da memória como instrumento de formação, identidade e cidadania.
SERVIÇO
Abertura de exposição e lançamento de vídeo-documentário do projeto Heróis Portugueses do Brasil
Dia 5 de maio
Horário: 10h às 13h
Local: Embaixada de Portugal – Auditório Agostinho da Silva
Avenida das Nações, Quadra 801 – Lote 02 – Brasília, DF
Mais informações: