20 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

HP revela que falta de treinamento em Inteligência Artificial impede avanço de carreiras no Brasil

Foto: Freepik

HP Work Relationship Index destaca que o uso de IA desempenha um papel fundamental na construção de relações mais saudáveis com o trabalho

São Paulo, 18 de novembro de 2024 – O uso de Inteligência Artificial (IA) está em rápida ascensão no Brasil, mas as empresas ainda enfrentam um desafio significativo: a falta de treinamento adequado para os colaboradores. De acordo com o Índice de Relacionamento com o Trabalho da HP Inc. (NYSE: HPQ), 31% dos trabalhadores brasileiros afirmam que suas empresas não oferecem capacitação suficiente em IA, mesmo que 84% dos trabalhadores acreditem que dominar essa tecnologia poderia acelerar suas carreiras.

“O crescimento da IA no Brasil é inevitável, mas há uma lacuna crítica que as empresas precisam preencher: o treinamento de seus funcionários,” afirma Ricardo Kamel, diretor geral da HP Inc. no Brasil. “Com o mercado de trabalho evoluindo rapidamente, as organizações que investirem na capacitação em IA estarão na linha de frente dessa transformação, garantindo não apenas maior competitividade, mas também o desenvolvimento contínuo de seus talentos.”

O estudo da HP, que entrevistou 15.600 trabalhadores em 12 países, revelou que, no Brasil, a lacuna no treinamento de IA pode comprometer o crescimento das empresas e de seus funcionários. Com o avanço da automação e a crescente digitalização dos processos, a falta de habilidades em IA torna-se uma barreira significativa para o progresso nas carreiras e para o desempenho organizacional.

  • 82% dos trabalhadores brasileiros já utilizam IA no trabalho, mas muitos o fazem de forma autodidata, sem suporte formal de suas empresas.
  • 80% desses trabalhadores já personalizam o uso da IA para aumentar sua produtividade, mostrando que há um interesse significativo em utilizar essas ferramentas de forma estratégica.

“Empresas que investirem em capacitação em IA não só melhorarão a eficiência operacional, mas também ajudarão a criar um ambiente de trabalho mais inovador, capaz de reter e desenvolver talentos,” comenta Kamel. “O desenvolvimento de programas de treinamento estruturados em IA pode ser o diferencial competitivo para empresas de setores como finanças, tecnologia e telecomunicações, que já estão altamente automatizados.”

Ação das empresas: o papel do treinamento em IA no futuro do trabalho

Com mais de 80% dos trabalhadores acreditando que o domínio da IA pode acelerar suas carreiras, há uma demanda crescente por programas que ofereçam as habilidades necessárias para acompanhar essa revolução tecnológica. O estudo da HP revela que, além da produtividade, o treinamento em IA pode aumentar a retenção de talentos e fortalecer a cultura de inovação nas empresas.

“As organizações que se destacarem nesse cenário serão aquelas que entenderem o valor da capacitação contínua e investirem nas tecnologias e habilidades do futuro, como a IA,” acrescenta Kamel. Para mais informações sobre o Índice de Relacionamento com o Trabalho HP, visite o website do WRI e para acessar o relatório completo, por favor visite a HP Newsroom.

Metodologia 

Na segunda edição do estudo, a HP encomendou uma sondagem on-line à Edelman Data & Intelligence (DXI), que coletou os dados entre 10 de maio e 21 de junho de 2024 em 12 países: EUA, França, Índia, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Austrália, Japão, México, Brasil, Canadá e Indonésia. A HP sondou 15,6 mil respondentes no total – 12 mil trabalhadores do conhecimento (mil em cada país); 2,4 mil decisores de TI (200 em cada país); e 1,2 mil líderes de empresas (cem em cada país) e identificou os principais fatores para uma rotina mais satisfatória em cada um deles.

Compartilhe:

MAIS LIDAS