17 de abril de 2025

Search
Close this search box.

IA no mercado não é ameaça, mas sim oportunidade para profissionais de tecnologia

Foto: Freepik

Avanços tecnológicos pedem pessoas qualificadas

O que há anos atrás parecia muito distante, hoje em dia faz parte da rotina. O uso de Inteligência Artificial (IA) deixou de ser futurístico, já é uma realidade. Seja nas redes sociais, compras online, atendimentos virtuais – e até mesmo presenciais -, a IA está presente. Com avanços a passos largos e atualizações surgindo de forma constante, a tecnologia reduz cada vez mais a necessidade de profissionais humanos, mas cria oportunidades inéditas para quem deseja atuar nessa área.

Nos últimos anos, podemos observar a substituição de diversos profissionais por sistemas automatizados. Como bom exemplo, temos a Gal, que de acordo com o portal UOL Economia, é a materialização da assistente virtual da companhia aérea Gol, que foi lançada lá atrás, em 2019. Com sistema que permitia locomoção e tirar dúvidas gerais sobre o aeroporto, embarques e a própria empresa, o robô dispensava o famoso balcão tira-dúvidas.

Conforme dados expostos pelo site Exame, no Brasil, 47% dos varejistas já utilizam IA, focando em marketing e vendas. As principais áreas de utilização incluem atendimento ao cliente via chatbots, criação de conteúdo de marketing e personalização da experiência do cliente. A adoção da Inteligência substitui alguns tipos de profissionais, nesse caso, como atendentes e social medias.

O avanço tecnológico também levanta debates sobre ética e privacidade de seus usuários. O uso de algoritmos que evitam novos conteúdos, a necessidade de regulamentação e o impacto da automação no mercado de trabalho são exemplos de temas que geram discussões na esfera pública. “O desenvolvimento responsável da IA é essencial para garantir que ela traga benefícios para toda a sociedade, sem comprometer direitos fundamentais”, afirma Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, escola de competências para o futuro.

Com o crescimento do setor, a demanda por novos tipos de profissionais vem surgindo. Profissões como cientista de dados, engenheiro de machine learning e especialista em robótica estão em alta demanda. “A busca por qualificação profissional deve ser priorizada para não ser deixado de lado no mercado de trabalho. A formação em tecnologia e o desenvolvimento de habilidades analíticas e criativas serão diferenciais para os profissionais do futuro”, destaca Marco.

Diante desse cenário em constante evolução, a capacitação se torna a chave para aproveitar as novas oportunidades que a Inteligência Artificial proporciona. Em vez de encarar a tecnologia como uma ameaça ao seu posto de trabalho, é essencial enxergá-la como um instrumento de inovação e crescimento profissional. A adaptação a essa nova realidade e o investimento em conhecimento são fatores determinantes para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais tecnológico e competitivo.

Sobre

A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não somente consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014, a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.

Compartilhe:

MAIS LIDAS