Crédito: Divulgação IAB Brasil
Material elaborado em parceria com a Sondery traz conceitos sobre diversidade, deficiência e capacitismo e pontos de atenção na construção de peças publicitárias mais acessíveis
São Paulo, 24 de novembro de 2023 – O IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital, anuncia o lançamento do “Guia de Acessibilidade para Conteúdo no Digital”. O material, elaborado em parceria com a Sondery, consultoria de acessibilidade criativa para projetos e campanhas inclusivas envolvendo pessoas com deficiência, tem como objetivo fornecer orientações sobre práticas inclusivas e acessíveis no digital para profissionais e marcas do segmento.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência. Mesmo assim, a representatividade e o atendimento a essa parcela da população ainda carecem de adequação e reconhecimento em diversas esferas, incluindo o desenvolvimento de produtos, serviços, conteúdos e campanhas publicitárias.
O “Guia de Acessibilidade para Conteúdo no Digital” aborda aspectos fundamentais sobre esse assunto, desde conceitos sobre diversidade e deficiência, até ações para combater o capacitismo e pontos de atenção na construção de peças publicitárias.
“O lançamento do Guia em parceria com o IAB Brasil é um importante avanço dentro do nosso setor. Acompanhamos diariamente o quanto a falta de acessibilidade ainda está presente na publicidade digital. Com esse documento, queremos incentivar e mostrar que é possível – e necessário – oferecer um ambiente digital acessível para todas as pessoas”, comenta Ana Clara Schneider, fundadora e diretora executiva da Sondery e presidente do Comitê de Diversidade e Inclusão do IAB Brasil.
Além disso, o material destaca os três pilares essenciais para tornar um conteúdo digital mais acessível, sendo eles: audiodescrição, tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legendas. Esses recursos, quando aplicados desde a concepção do conteúdo, garantem a entrega de informações com qualidade e acessibilidade a um público mais amplo, abrangendo pessoas com deficiência visual, auditiva ou outras necessidades específicas.
O documento também oferece insights para a criação de peças publicitárias acessíveis, incentivando o uso de recursos integrados organicamente ao conteúdo e destacando a importância de fatores como a quantidade e velocidade da fala, enquadramento de cena, trilha sonora, animações e motion para garantir a efetividade dessas práticas.
O Guia é voltado para profissionais de marketing, publicidade, comunicação e todos que buscam construir um ambiente digital mais inclusivo e diverso.
O “Guia de Acessibilidade para Conteúdo Digital” está disponível na íntegra no site do IAB Brasil.
Sobre o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau – Brasil) – IAB Brasil é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país. Integra uma rede global presente em 45 países que incentiva a criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias on-line. Em 2023, comemora 25 anos de atuação no Brasil ao lado de mais de 200 associados, representantes das principais empresas do mercado digital: veículos de mídia, agências, anunciantes, empresas de tecnologia, institutos de pesquisa e consultorias. Para mais informações, clique aqui.
Sobre a Sondery – Lançada em 2017, a Sondery surgiu com o objetivo de diminuir a falta de acessibilidade e representatividade de pessoas com deficiências na comunicação. Como consultoria de acessibilidade para projetos e campanhas, a Sondery conecta os conceitos e aplicações do Design Universal com as possibilidades criativas da publicidade para criar uma comunicação de fato inclusiva e acessível para pessoas com deficiência. Com clientes como Google/Youtube, Uber, Burger King, Lacta, Vivo, entre outros, a consultoria oferece serviços de pesquisas, diagnósticos de acessibilidade, orientação e validação de materiais, produção de recursos de acessibilidade comunicacional, adaptação de conteúdo para acessibilidade digital, palestras e treinamentos.