02 de abril de 2025

Search
Close this search box.

Inatel é finalista do Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2025 com projeto para neurodiversos

Crédito: Divulgação Inatel

Projeto desenvolvido pelo Mind++Lab fortalece inclusão acadêmica e prepara estudantes para o mercado de trabalho

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel está entre os finalistas do Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) 2025, promovido pelo GEduc, na categoria Inovação Acadêmico-Pedagógica. A instituição concorre com seu programa de adaptação acadêmica para neurodiversos, desenvolvido pelo Mind++Lab, laboratório dedicado ao treinamento comportamental e ao aprimoramento das habilidades profissionais.

O projeto, que já demonstrou resultados concretos, tem como foco oferecer suporte especializado a estudantes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), dislexia e outras condições neurodivergentes. A iniciativa garante a inclusão no ambiente acadêmico, além da preparação estruturada para o mercado de trabalho, alinhando desenvolvimento técnico e comportamental.

Desde a chegada à instituição, os estudantes recebem acompanhamento personalizado, com adaptações acadêmicas adequadas às suas necessidades, incluindo métodos de ensino diferenciados e avaliações ajustadas. Além disso, monitorias especializadas, apoio docente e treinamentos focados em comunicação e socialização integram a estratégia do programa, proporcionando mais autonomia e confiança para enfrentar desafios profissionais.

“Nosso objetivo é que esses alunos tenham o suporte acadêmico adequado e a preparação necessária para atuar com segurança no mercado de trabalho. Trabalhamos para que desenvolvam suas competências técnicas e comportamentais de maneira integrada, garantindo igualdade de oportunidades”, afirma Ludimila Rocha, coordenadora do Mind++Lab. A premiação acontece no dia 26 de março, durante o GEduc, reconhecido nacionalmente como o principal congresso de gestão educacional do Brasil.

Sobre o Inatel

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, fundado em 1965, é um centro de referência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete cursos de graduação, além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações.

Além de formar profissionais, o Instituto facilita a transferência de tecnologia para o mercado e mantém parcerias estratégicas com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais, além de órgãos como os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2016, é a unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil e, em 2023, foi anunciado como Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G. Para mais informações, visite o site.

Compartilhe:

MAIS LIDAS