21 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Inclusão social e valorização da cultura local marcam a 1ª edição do Festival de Dança em Trancoso

Doações de ingressos e apresentação gratuita são parte do compromisso sociocultural do Instituto Terravista, responsável pela organização e realização do festival, marcado para os dias 15, 16 e 17 de novembro, em Trancoso, na Bahia

A primeira edição do Festival Dança em Trancoso, a ser realizada entre os dias 15 e 17 de novembro, será marcada por diversas ações socioculturais que buscam promover inclusão da comunidade local e valorização da cultura regional. Além das principais atrações com o Béjart Ballet Lausanne e Balé Teatro Castro Alves (BTCA), o festival também contará com diversas apresentações artísticas locais como: “AWÊ” da tribo indígena Pataxó, danças afro-brasileira de Maculelê e Samba de Roda do Mestre Paulo Angar, grupo de Capoeira do Mestre Dinei e intervenções artísticas circenses do Grupo Balangans.

Pensando na inclusão de moradores das cidades e distritos próximos a Trancoso, serão disponibilizados ingressos a preço social e transporte gratuito de ida e volta ao Teatro saindo de Trancoso. Haverá, também, doação de mais de 900 ingressos a entidades ligadas à arte e à dança de Porto Seguro e região. Além disso, no dia 16 de novembro, estudantes de dança da região de Porto Seguro participarão de uma masterclass gratuita com os renomados bailarinos do Béjart Ballet Lausanne.

As ações refletem o compromisso sociocultural do Instituto Terravista, responsável, também, pelo tradicional Festival Música em Trancoso, que já está confirmado para ser realizado de 19 a 22 de março de 2025. “Buscamos honrar e valorizar as manifestações culturais da costa do descobrimento, convidando as comunidades de danças tradicionais e ancestrais da nossa região para se apresentarem como receptivo do festival”, afirma o Instituto.

O público também poderá apreciar o Balé Teatro Castro Alves em uma apresentação gratuita, no Quadrado em Trancoso: a partir das 16h, no dia 16 de novembro, será realizado o espetáculo infanto-juvenil “Você sabia?”.

Sobre o Instituto Terravista

O Instituto Terraviva é uma organização dedicada à promoção da cultura, arte e educação no Brasil. Com uma trajetória marcada por iniciativas de impacto social e cultural, o Instituto tem como missão fomentar o desenvolvimento humano e comunitário através de projetos inovadores e inclusivos. Entre suas realizações destacam-se o renomado Festival de Música em Trancoso, que ao longo de uma década celebrou a música erudita e popular brasileira, e agora, a primeira edição do Festival de Dança em Trancoso, que promete trazer a magia da dança para um cenário paradisíaco na Bahia. O Instituto Terraviva acredita no poder transformador da arte e da cultura, e trabalha para criar oportunidades que beneficiem tanto artistas quanto a comunidade local, promovendo um ecossistema sustentável e vibrante. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS