Crédito da foto: Diklatex Divulgação
Diklatex lança segundo Relatório de Sustentabilidade, destacando avanços em economia circular, tecnologia têxtil de ponta e metas alinhadas aos ODS da ONU
Com trajetória consolidada na produção de tecidos técnicos e tecnológicos, a Diklatex, com sede em Joinville (SC), lança seu segundo Relatório de Sustentabilidade, destacando resultados expressivos em eficiência hídrica e energética. A empresa, que opera com 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis e rastreáveis, também reduziu significativamente o consumo de água por quilo de tecido produzido em 2024, graças à modernização de seu parque fabril e à ampliação do uso de máquinas com tecnologia de baixa relação de banho – que consomem até 60% menos água.
Referência nacional em inovação têxtil, a Diklatex destina atualmente 1% do faturamento líquido para projetos de pesquisa e desenvolvimento, com meta de atingir 2,5% até 2028. A empresa catarinense também fortaleceu seu compromisso com a economia circular: 21% da produção atual já utiliza matérias-primas recicladas, renováveis ou com degradação acelerada, e a meta é chegar a 35% até 2028.
Relatório com padrões internacionais e metas claras
O novo relatório segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e está alinhado a 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Foram definidos cinco compromissos estratégicos para os próximos anos: ampliação do portfólio sustentável, redução no consumo de água, corte nas emissões de gases de efeito estufa, ambientes mais seguros e maior engajamento das pessoas.
“O propósito deste relatório é oferecer uma visão abrangente a todos os stakeholders das principais práticas adotadas pela Diklatex ao longo do ano de 2024, servindo também como um registro que documenta a evolução de nossas ações sustentáveis ao longo do tempo. Reconhecemos a importância da transparência e da prestação de contas, e é por isso que buscamos seguir com base em diretrizes de referência internacional em relatórios de sustentabilidade”, afirma o CEO da empresa, André Jativa.
Inovação com propósito: grafeno e reciclabilidade em destaque
Entre os destaques de 2024 está o lançamento da tecnologia Truelife® Graphene, desenvolvida com apoio da EMBRAPII, FAPESC e UDESC. O material potencializa a dissipação de calor e a resistência de tecidos esportivos. A aplicação pioneira ocorreu em parceria com a marca Woom.
Outro exemplo é a linha Casual Tech®, com tecidos como o Motion, que utiliza elastomultiéster – um poliéster elástico sem elastano, que simplifica o processo de reciclagem. Essa linha alia conforto e performance a soluções sustentáveis que respondem às demandas contemporâneas da moda e do consumo consciente.
“A linha Casual Tech® nasceu do trabalho estratégico de integrar tendências do mercado, desejos de clientes e possibilidades da Diklatex. Foi a matriarca da família, Jaqueline Jativa, proprietária e conselheira da empresa, que vislumbrou uma possibilidade de inovação: peças de alfaiataria práticas, modernas e alinhadas às tendências do dia a dia, que não precisassem ser passadas, fáceis de usar e que evitassem odores. Utilizar a plataforma tecnológica esportiva da Diklatex, para entregar performance no dia-a-dia. Assim começou a ser desenvolvido o projeto que, após um longo processo de estudos e desenvolvimento, sempre buscando o melhor resultado, se tornou uma nova linha de produtos da Diklatex”, conta o CEO.
Cultura interna e impacto social
O relatório também registra a nota de 8,79 na Pesquisa de Clima 2024, com meta de alcançar 9,0 até 2028. Além disso, reforçou sua estrutura de segurança com novos equipamentos de combate a incêndios e treinamento para brigadistas. Inovações como o acesso à fábrica por QR code também melhoraram a gestão de emergências.
Expansão internacional e ativismo na moda esportiva
A empresa ampliou sua presença global, com aumento de 250% nas exportações para mercados como EUA, México, Colômbia e Argentina. No Adidas Summit, foi a única malharia brasileira convidada. A parceria com a Puma, por exemplo, resultou na coleção “Por um Futuro Mais Verde”, desenvolvida com tecidos 100% reciclados para o time Palmeiras – sem alvejantes e com foco em ativismo ambiental.
Com 96% dos fornecedores sendo nacionais, a Diklatex reforça sua governança sobre a cadeia produtiva, implementando mapeamentos ambientais e processos rigorosos de homologação. O Troféu de Sustentabilidade Diklatex homenageou, em 2024, parceiros como Puma, Adidas, Volt, Urban Performance e T-Christina por suas práticas alinhadas aos valores da empresa.
“Como uma indústria catarinense, temos orgulho de ser uma empresa brasileira com alcance internacional, liderando as exportações brasileiras das Nomenclaturas Comuns do Mercosul (NCM’s) que produzimos, em alguns desses mercados, levando soluções têxteis técnicas, tecnológicas e sustentáveis para além de nossas fronteiras” destaca o CEO.
Compromisso com o futuro
Fundada em 1978 e com sede em Joinville (SC), a Diklatex ocupa uma área de 172 mil m², dos quais 92 mil m² são de área verde preservada. “Acreditamos que a verdadeira inovação precisa caminhar junto com responsabilidade social e ambiental. Estamos construindo um modelo de negócio têxtil que impacta positivamente o presente e prepara o terreno para um futuro melhor”, finaliza Jativa.
O relatório completo está disponível para consulta e pode ser solicitado pelo e-mail: sustentabilidade@diklatex.com.br.