Foto: Freepik
Pesquisa aponta que o bilinguismo está associado a um melhor desempenho cognitivo na idade adulta avançada, principalmente em tarefas que exigem atenção e controle mental. Especialistas da KNN Idiomas reforçam a importância do aprendizado desde a infância e dão dicas para facilitar esse processo.
Maio, 2025 – Um estudo publicado na revista científica Neurobiologia do Envelhecimento indicou que o bilinguismo no início da vida pode ter um efeito protetor duradouro na cognição e moldar o cérebro para sustentar esse desempenho na idade adulta avançada, em especial em tarefas de controle executivo e atenção. Atenta a esses benefícios, a escola KNN Idiomas reforça a importância do aprendizado de inglês desde a infância e compartilha dicas para facilitar o processo.
“Aprender inglês desde cedo pode fortalecer a memória, melhorar o foco e preparar as crianças para um futuro sem barreiras linguísticas. Por isso, é essencial tornar o aprendizado envolvente e divertido, integrando o inglês ao cotidiano por meio de livros, filmes, brincadeiras e até mesmo atividades como cozinhar. Dessa forma, o inglês se torna uma prática constante ao longo da vida”, afirma Reginaldo Boeira, CEO da KNN Idiomas.
A KNN Idiomas tem algumas dicas que contribuem no aprendizado na infância, confira:
- Imersão desde cedo: Introduza o inglês na vida da criança desde os primeiros anos. “Com isso, a criança se familiariza com o novo idioma, absorve novas palavras com desenhos animados, por exemplo, e utiliza expressões no dia a dia”, destaca Reginaldo Boeira.
- Cursos e aprendizagem: Incentive a realização de atividades extracurriculares, como cursos de inglês para crianças. A infância é a fase em que o cérebro está mais receptivo à aprendizagem de novos idiomas, o que facilita a assimilação da língua com fluência e naturalidade.
- Música e histórias: Aposte em músicas que ensinam o vocabulário de forma natural e divertida, bem como auxiliem na pronúncia e na formulação de estruturas básicas no novo idioma.
- Incentivos: Crie um ambiente positivo e acolhedor para a aprendizagem. Desta forma, a criança se sentirá à vontade para praticar o novo idiomas e com isso melhorar seu desempenho.
- Uso da tecnologia: Jogos interativos, vídeos animados, aplicativos educacionais e plataformas gamificadas estimulam o engajamento e a repetição — elementos essenciais na fixação de um novo idioma.
“Falar inglês deve se tornar um hábito motivador porque é um aprendizado constante. Por isso, nosso foco é na comunicação desde o início, com a oferta de um ensino que realmente funcione para o brasileiro, respeitando o ritmo de cada aluno e garantindo que ele desenvolva o idioma de forma prática e eficiente”, finaliza Reginaldo Boeira.