22 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Inscrições para maior competição de ideias de negócio do país estão abertas até 11 de outubro

Foto: Pixabay

Parceria entre a ONG JA Brasil, UNESCO e a StartSe, JA Startup vai premiar projetos voltados a desafios climáticos e ambientais e levará vencedor ao Vale do Silício, nos EUA, além de oferecer R$ 10 mil para acelerar o negócio

As inscrições para o JA Startup, maior competição de ideias de negócio do Brasil, estão abertas e podem ser realizadas até 11 de outubro (sexta-feira). Iniciativa da ONG Junior Achievement (JA) Brasil, em parceria com a UNESCO e StartSe, o projeto visa a mobilizar e reconhecer propostas de startups relacionadas a desafios climáticos e ambientais.  Podem participar jovens de 15 a 29 anos, preferencialmente, matriculados nos ensinos médio, técnico ou superior. As inscrições podem ser realizadas no site jabrasil.org.br/jastartup.

As ideias selecionadas para a apresentação final, que acontecerá em São Paulo, serão divulgadas até o dia 23 de outubro. Os melhores projetos de cada região (Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste) apresentarão suas ideias no dia 30 de outubro, em São Paulo. 

A apresentação ocorrerá durante o Demoday Nacional, no palco do SVWC, maior evento de inovação da América Latina. A startup vencedora do evento ganhará R$ 10 mil, mentorias com especialistas da StartSe, passagens aéreas para dois integrantes da equipe e uma imersão no Vale do Silício, nos Estados Unidos, promovida pela StartSe. 

Essa é a primeira vez que na edição nacional do JA Startup, criado em 2019, tem como desafios o clima e o meio ambiente. O diretor-executivo da Junior Achievement Brasil, Alexandre Mutran, destaca a relevância do tema, cujos desafios foram definidos por um time de especialistas, no contexto dos extremos e das tragédias climáticas e ambientais cada vez mais recorrentes. 

“O planeta tem registrado recordes consecutivos de altas temperaturas. Aqui no Brasil, assistimos a comunidades e biomas cercados pelas queimadas, assim como a tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul. O JA Startup busca proporcionar o diálogo e a criação de estratégias que atendam a esses desafios”, diz Mutran.  

Ao fazer a inscrição dos projetos, os jovens receberão acesso à plataforma da competição, na qual terão de escolher um dos seis desafios propostos no programa, todos relacionados a desafios climáticos e ambientais que acontecem ou podem acontecer no país.

“Na JA Brasil, acreditamos que conseguimos construir comunidades mais prósperas, conectando jovens criativos de todo o país para criarem soluções de problemas reais. E o JA Startup quer estimular e reconhecer as iniciativas desses estudantes, muitos deles já no mercado de trabalho”, afirma o diretor-executivo da Junior Achievement Brasil. 

Serviço:

JA Startup

Público-alvo: jovens de 15 a 29 anos 

Prazo: até 11 de outubro (sexta-feira) de 2024

Mais informações e inscrições: https://jabrasil.org.br/jastartup

Gratuito

Sobre a Junior Achievement (JA) – No Brasil

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método “aprender-fazendo”. No Brasil, a JA está há quatro décadas e já entregou mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 200 mil voluntários.

Sobre a JA Rio de Janeiro 

Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a Thedotgood, e indicada em 2024 ao Prêmio Nobel da Paz, pelo terceiro ano consecutivo. Há 25 anos ajudando a transformar vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade. 

Com participação de mais de 17 mil pessoas voluntárias, proporcionou mais de 500 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade, com o apoio de quase 18 mil participações voluntárias.

Além disso, com o apoio financeiro da iniciativa privada e pessoas doadoras, a organização realiza ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global. 

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br

Compartilhe:

MAIS LIDAS