Crédito da foto: Freepik
Ações fazem parte do Programa Ser Mulher e buscam conscientizar a comunidade sobre o tema
Na última semana, a UNINASSAU Salvador apresentou os projetos Cadeira Vazia e Espaço Seguro para a população. O momento aconteceu na Instituição de Ensino Superior (IES), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude. O intuito é chamar atenção tanto da comunidade acadêmica quanto da sociedade em geral aos casos de feminicídio.
Os projetos são do Programa Ser Mulher, da IES, atendendo ao eixo de responsabilidade social. De acordo com a reitora da UNINASSAU Salvador, Cecília Queiroz, expandir as iniciativas à comunidade é uma maneira de alertar ainda mais sobre as consequências desse crime contra a mulher. “As cadeiras vazias estão em todas as salas da Instituição e são sinalizadas com a mensagem do projeto, além de um QR-Code com acesso à cartilha informativa a respeito da violência, bem como os principais canais de denúncia. Elas representam uma vítima de feminicídio que poderia estar aqui, estudando”, destacou.
“Já o Espaço Seguro visa transformar o Centro Universitário em um ambiente acolhedor e oferecer suporte e orientação às mulheres em situação de violência”, acrescenta a reitora. Os colaboradores da Instituição passaram por um treinamento especial e exclusivo para qualificá-los a realizar atendimentos adequados às vítimas. O objetivo da ação é fazer alunas e mulheres em geral se sentirem seguras.
O evento de apresentação dos projetos foi aberto ao público. Ele teve a participação de autoridades da região, como Fernanda Lordêlo (Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude), Alberto Braga (vereador licenciado e Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia – Semit) e Cássio Vinícius (vereador da cidade de Candeias), assim como prefeitos, vices, profissionais da educação, conselhos e associações de classe, diretoras de escolas, professores, doutores e mestres.
Ser Mulher Todas as Instituições de Ensino Superior mantidas pela Ser Educacional terão uma cadeira vazia adesivada relacionada a casos de feminicídio. Para as mulheres vítimas de violência doméstica, a rede de ensino oferece bolsas de graduação digital 100% gratuitas. Os projetos fazem parte do programa Ser Mulher, que conta com o apoio do Instituto Banco Vermelho, Instituto Maria da Penha e Grupo Mulheres do Brasil, e oferece também apoio psicológico, suporte emocional e atendimento jurídico para as vítimas tirarem dúvidas e receberem assistência durante todo o processo. O Espaço Seguro funciona no quarto andar da UNINASSAU Salvador, localizada na Rua dos Maçons, 364 – Pituba.