Foto: Canva
Ciência de Dados, Machine Learning, Experiência do Usuário, Desenvolvimento Full Stack, Quality Assurance, DevOps, Liderança e Gestão Ágil têm vagas disponíveis, destinadas a universitários e profissionais que desejam dar os primeiros passos na área de tecnologia.
O Instituto Atlântico está recebendo, até o dia 4 de maio, inscrições para sete cursos gratuitos oferecidos pelo Avanti, Escola de Inovação, Tecnologia e Liderança do Atlântico, por meio do Avanti Bootcamp – ciclo 2025.2, programa gratuito de capacitação tecnológica, promovido pela instituição em parceria com a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Destinado a estudantes universitários matriculados em cursos de graduação, tecnólogo e licenciatura, além de profissionais que desejam dar os primeiros passos na área de tecnologia, o Avanti Bootcamp oferece 424 vagas para formações em nível básico em Ciência de Dados, Machine Learning, Experiência do Usuário, Desenvolvimento Full Stack, Quality Assurance, DevOps, Liderança e Gestão Ágil. As aulas vão do dia 7 de junho até o dia 26 de julho. As inscrições podem ser efetuadas por meio do link: https://lp.atlanticoavanti.com.br/bootcamp.
Os cursos acontecem de forma remota, o que permite a participação de candidatos de todo o Brasil. Após as inscrições – que incluem um teste de aptidão, entre os dias 22 de abril e 4 de maio -, os selecionados serão divulgados no dia 9 de maio.
As aulas serão realizadas ao longo de 8 semanas, a partir do dia 7 de junho, acontecendo ao vivo, às quartas-feiras, das 19h às 21h, e aos sábados, das 9h às 12h, ambas em dias alternados. Ao final do curso, os alunos terão a oportunidade de concorrer a estágios remunerados.
A quem se destina
Podem se inscrever no Bootcamp estudantes universitários com graduação em andamento nas modalidades Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado. Para o curso de Liderança e Gestão Ágil, há também vagas disponíveis para alunos de Pós-graduação no nível de especialização e mestrado. Profissionais de tecnologia em início de carreira ou em transição de áreas correlatas que desejam ampliar sua atuação também podem efetuar inscrição, desde que estejam regularmente matriculados em uma das modalidades exigidas.
O Avanti Bootcamp 2005.2 possui reserva de 140 vagas afirmativas, com base nos seguintes grupos: mulheres cis e trans, homens trans e pessoas não-binaries, pessoas negras (pardas e pretas) e pessoas indígenas, pessoas que se identificam como não-hétero.
“Reconhecemos o potencial transformador desta área tecnológica e a escassez de talentos preparados para os desafios do mercado. Por isso, o Avanti Bootcamp é uma grande oportunidade para quem almeja não apenas ingressar, mas construir uma carreira promissora no universo tecnológico, por meio de uma metodologia de ensino intensiva, prática e focada nas habilidades mais relevantes e requisitadas pelo mercado“, analisou Bruno Teixeira, Gerente de Projetos do Instituto Atlântico.
Sobre o Atlântico
O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) de natureza privada, sem fins lucrativos, que há 22 anos atua no desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, com foco nas áreas da indústria eletroeletrônica, energia e Indústria 4.0. Instituído pelo CPQD e pela Padtec, tem sede em Fortaleza (CE) e forte presença nacional e internacional. Sua atuação em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Educação (P,D&I+E) é impulsionada por programas de incentivo à inovação, como a Lei de Informática, Lei do Bem, P&D ANEEL e EMBRAPII. Expandindo sua presença para além do mercado nacional, o Atlântico Global oferece soluções tecnológicas inovadoras e de ponta, nos Estados Unidos e no Canadá, para pequenas e médias empresas de base tecnológica em rápido crescimento. Além disso, desenvolve iniciativas de apoio ao empreendedorismo, por meio da aceleração de startups; Corporate Venture Capital (CVC), direcionada para Venture Building, impulsionando o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica; Educação, por meio da marca AVANTI, apoiando o MCTI/SOFTEX na capacitação gratuita de pessoas em tecnologias emergentes, visando melhorar seus posicionamentos no mercado de tecnologia e, na linha de cursos pagos especializados, um repertório de cursos voltados para dotar pessoas com formação, de capacidades e saberes tecnológicos superiores.
Seu ecossistema de inovação conecta pesquisa e desenvolvimento ao mercado por meio de parcerias estratégicas com universidades, ICTs, empresas e startups. Com mais de 600 colaboradores altamente qualificados, possui um índice de satisfação interna acima de 88% e uma forte representatividade feminina em cargos de liderança (41%). Em 2024, pelo sétimo ano consecutivo, conquistou posição de destaque no ranking do GPTW, alcançando o 2º lugar no Ceará e um trust index de 91. Saiba mais: www.atlantico.com.br.