Alunas da primeira turma de Salvador. Crédito: Arquivo Instituto Capim Santo
A formação é destinada para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é apoiada pelo Instituto Terra Firme e está com inscrições abertas até o dia 19 de julho
São Paulo, julho de 2024 — Um curso de gastronomia sustentável gratuito está com vagas abertas para pessoas de baixa renda da cidade de Salvador. O Instituto Capim Santo, organização social que democratiza o acesso à gastronomia sustentável, está na sua segunda turma na capital da Bahia, após formar 7.500 alunos pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Itacaré e Trancoso. O curso é apoiado pelo Instituto Terra Firme, e será ministrado na Universidade Salvador (UNIFACS), uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste.
O projeto Cozinha do Amanhã oferece formação profissional de excelência na área de gastronomia, incluindo conceitos sustentáveis, que considera valores como o uso integral dos alimentos, valor nutricional e ingredientes locais. As aulas também abordarão técnicas com carnes, peixes, ovos, massas, dentre outros conhecimentos para o dia a dia em uma cozinha profissional.
“No segundo semestre, estamos entusiasmados em dar continuidade aos nossos projetos, focando em transformar a vida das pessoas por meio da gastronomia. Salvador, com sua rica cultura e gastronomia mundialmente reconhecida, é o cenário perfeito para isso. Nosso objetivo é proporcionar oportunidades para que os talentos locais se tornem protagonistas de suas próprias histórias. A gastronomia social e sustentável do ICS certamente encontrará um espaço acolhedor e cheio de energia nesta cidade vibrante, impactando ainda mais vidas de maneira positiva.”, conta Luccio Oliveira, Presidente do Instituto Capim Santo. Original de Ilhéus (BA), Luccio é gestor de empresas e formado em gastronomia com extensão na Espanha. Como baiano, está animado com a nova unidade na capital do estado.
Com uma carga horária de 200 horas, as aulas abrangem técnicas práticas e teóricas. Após a conclusão do curso, aproximadamente 80% dos formandos seguem carreiras na área da gastronomia, seja como funcionários ou empreendedores.
“O projeto na UNIFACS é de grande importância social e estamos dedicados a dar continuidade nessa transformação. Através de um curso de curta duração com aulas práticas e teóricas, vamos capacitar nossos alunos para atuarem nas cozinhas de restaurantes e bares da cidade. Nosso Centro de Práticas oferece um ambiente ideal para que os alunos coloquem a mão na massa e adquiram o conhecimento necessário para seguir carreiras na gastronomia. Este projeto reforça nosso compromisso com a responsabilidade social e a formação de profissionais qualificados.”, afirma Luísa Talento, coordenadora do Curso de Gastronomia da Universidade Salvador, integrante do Ecossistema Ânima Educação.
A iniciativa tem apoio do Instituto Terra Firme, que atua com educação, empreendedorismo, esporte, arte e cultura na Bahia.
“O apoio à educação e ao empreendedorismo em Salvador é prioritário para o Instituto Terra Firme. Nossa meta é, ao lado dos parceiros, proporcionar ao mercado profissionais com sólida formação, além de um olhar voltado para valorização da identidade regional e para a promoção da sustentabilidade”, afirma a presidente do Instituto Terra Firme, Flávia Peres Lima. As inscrições estão abertas até o dia 19/07 e podem ser realizadas através do site: https://institutocapimsanto.org.br/portfolio-items/cozinha-do-amanha/
Sobre a UNIFACS
Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.
Sobre o Instituto Capim Santo
Criada em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Trancoso, Salvador e Itacaré, com dois grandes projetos, Cozinha do Amanhã e Pare com a Fome, a organização já formou mais de 7500 alunos na área da gastronomia social e sustentável, que considera a identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o diálogo com pequenos produtores, entre outros pilares. Também atua em rede com ONGs parcerias para mitigar a fome, onde já distribuiu mais de 750 mil marmitas.
Para saber mais, acesse www.institutocapimsanto.org.br