Foto: Freepik
IAgora? simula um ambiente de campanha eleitoral e treina jogadores para identificar fake news e estratégias de manipulação online
Brasil, 20 de agosto de 2024 – Com a proximidade das eleições municipais no Brasil, o novo jogo online IAgora? chega com a missão de preparar os eleitores para reconhecer e combater a desinformação durante as campanhas eleitorais de 2024. O game foi desenvolvido em conjunto pela Politize!, Lupa e AppCívico, e destaca a importância de resistir às técnicas de manipulação online e mostra na prática o impacto negativo das fake news na sociedade atual. Lançado nesta terça-feira (20), o projeto posiciona o jogador como coordenador de uma campanha eleitoral, com o objetivo de reeleger o seu candidato a prefeito.
O jogo é baseado na Teoria da Inoculação, metodologia que defende o desenvolvimento de resistências psicológicas contra tentativas de manipulação. Ao longo das etapas, IAgora? simula um ambiente no qual os usuários utilizam técnicas de desinformação e ferramentas de inteligência artificial para ganhar a corrida eleitoral.
“O público-alvo do jogo inclui eleitores e gamers, especialmente na faixa etária de 14 a 39 anos. Estudantes, professores e jornalistas também podem se beneficiar significativamente, utilizando o jogo em contextos educativos e profissionais para entender melhor o funcionamento da desinformação e, assim, aprender a combatê-la”, disse Danniel Barbosa, Gestor de Conteúdo da Politize!.
O IAgora? faz uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), que teve seu uso liberado nas propagandas das eleições municipais, desde que o eleitor seja avisado, conforme divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O uso da tecnologia não só proporciona uma experiência mais imersiva e educativa, mas também a capacidade de criar conteúdos multimídia sintéticos e personalizados, ao exibir as inovações tecnológicas que estarão presentes nas campanhas eleitorais reais.
Disponível gratuitamente, O IAgora? faz parte da campanha “Umbora! – a política não é um bicho de sete cabeças”, da Politize!, que visa aumentar a conscientização e a participação dos usuários durante o período eleitoral, alinhando-se com a missão da organização de promover a educação cívica e política.
Com o intuito de difundir esta ideia, o jogo guia os jogadores por uma série de etapas estruturadas em árvores de decisões. Cada fase apresenta cenários e técnicas comuns de desinformação, o que permite que o jogador aprenda e pratique o reconhecimento dessas práticas de forma interativa. Além disso, para reforçar o aprendizado, os inscritos podem se cadastrar para receber “doses de reforço” por e-mail, com conteúdos adicionais que ajudam a solidificar os conhecimentos adquiridos durante a experiência.
Além de conter uma narrativa imersiva e desafiadora, o IAgora? busca ser um instrumento educativo e de inovação valioso para quem deseja compreender na prática o funcionamento das campanhas de desinformação e, assim, contribuir para um ambiente eleitoral mais democrático e transparente.
O público-alvo do jogo inclui eleitores e gamers, especialmente na faixa etária de 14 a 39 anos. Estudantes, professores e jornalistas também podem se beneficiar, utilizando o jogo em contextos educativos e profissionais para entender melhor o funcionamento da desinformação e, assim, aprender a combatê-la.
Após o lançamento, as organizações envolvidas planejam fazer atualizações baseadas em feedbacks dos usuários, com o intuito de seguir melhorando o produto e criar uma comunidade transparente, forte, coesa e que evolua com base nas necessidades e desafios decorrentes.
O IAgora? é um resultado da atividade em conjunto entre as organizações brasileiras Politize!, Lupa e AppCivico. A iniciativa recebeu apoio do Instituto Beja, entidade filantrópica fundada em 2021 e comprometida com a promoção da democracia, e da Fundação Heinrich Böll, fundação alemã que apoia e promove processos de democratização.
Sobre a Politize!
A Politize! é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua para que cada vez mais pessoas se interessem pela política, aumentando a participação cidadã nos espaços de tomada de decisão que impactam todos os brasileiros. A missão da organização é formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar, de forma plural, didática, gratuita e suprapartidária.
Para isso, a Politize! conta com plataformas online com milhares de conteúdos gratuitos, didáticos e plurais sobre política; forma lideranças cidadãs para resolver problemas públicos; oferece materiais pedagógicos e treinamentos para professores levarem a pauta da cidadania para o Ensino Médio público; e desenvolve campanhas informativas e de engajamento para fortalecer a cultura e participação política no Brasil.
Acesse o site da Politize! e saiba mais: https://www.politize.org/.
Sobre as organizações parceiras
A Lupa é um hub de soluções de combate à desinformação, por meio do fact checking e da educação midiática. A partir de conteúdos de checagem, verificação, jornalismo de dados, investigativo, materiais pedagógicos e conteúdos educativos, fomenta a sensibilização e o letramento crítico sobre desinformação. Atua ainda nas políticas públicas de educação, acompanhando educadores, pais e cuidadores no desenvolvimento crítico e responsabilidade digital de crianças e adolescentes. O AppCívico é uma empresa do Brasil focada em soluções tecnológicas para aumentar a participação cidadã e transparência na gestão pública. Criadora do Doar Para, premiada pelo Innovare por inovação no financiamento eleitoral, atuou em mais de 200 projetos de tecnologia cívica, principalmente em gestão, educação e inovação participativa.