17 de fevereiro de 2025

Search
Close this search box.

Jornada Consciente: prestes a completar 115 anos de história, Salton lança plataforma que reúne iniciativas de sustentabilidade

Crédito da foto: Daniela Radavelli / Divulgação Salton

Novo canal de comunicação apresenta ações da vinícola centenária voltadas a práticas socioambientais e de governança

Por ser a vinícola mais antiga do Brasil em atividade, a Salton tem uma trajetória centenária que está diretamente ligada à expansão do setor vitivinícola brasileiro, bem como à evolução da imagem do espumante e do vinho nacional. O pioneirismo, a sustentabilidade e a inovação permeiam uma série de iniciativas da empresa desde a sua fundação, em 1910. Em 2025, quando completa 115 anos de história, a Salton lança a plataforma Jornada Consciente, canal que reúne em um só local as principais práticas socioambientais e de governança da vinícola.

Esse conjunto de iniciativas é realizado juntamente com os mais de 450 colaboradores diretos da vinícola, que são naturais do Rio Grande do Sul e também de outros 18 Estados. A parceria se estende ainda para as mais de 300 famílias produtoras de uva em solo gaúcho. Toda essa cadeia é orientada pelo conceito de sustentabilidade que, para a Salton, é fundamentada em três pilares estratégicos: Produção Sustentável, Relacionamentos Prósperos e Governança. Juntos, esses temas formam uma verdadeira Jornada Consciente que vem sendo traçada pela vinícola. O norte do projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

Uma das iniciativas do pilar Relacionamentos Prósperos que pode ser conferida no novo site é o material Sinais do vinho – 1ª edição do Glossário em Libras. A ação é um dos produtos desenvolvidos no projeto Acessibilidade no Enoturismo, firmado entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Salton. O material conta com informações, conceitos e detalhes que ganham versão na língua de sinais para pessoas surdas poderem desbravar com domínio o universo do vinho.

A iniciativa é especialmente importante porque a enologia está repleta de termos que são desconhecidos ou geram dúvidas entre os amantes da bebida que possuem deficiência auditiva. “Nosso compromisso com as ações do pilar Relacionamentos Prósperos é ser cada vez mais proativos no desenvolvimento de nossos colaboradores e comunidades, engajando nossos fornecedores na agenda consciente e estimulando o consumo responsável junto aos nossos consumidores”, explica o diretor-presidente da vinícola, Maurício Salton.

As ações voltadas à Produção Sustentável também estão detalhadas no site Jornada Consciente. Para a empresa, a preservação da biodiversidade de diferentes biomas aos quais suas unidades produtivas estão inseridas é um compromisso para a evolução positiva no combate às mudanças climáticas – em consonância com os ODSs 13 e 15, que são focados em ações contra a mudança global do clima e na preservação da vida terrestre.

Dentro desse aspecto, a vinícola celebra um dado importante: desde 2023, a Salton zerou o uso de herbicida em vinhedos próprios em plena produção na região da Campanha. Uma das contribuições para essa redução foi o uso do azevém, que é uma planta de cobertura do tipo gramínea. Essa espécie possui um ciclo vegetativo de inverno, o que garante o seu desenvolvimento sem competitividade com a videira, formando uma espécie de barreira protetora para as videiras e suprimindo o desenvolvimento de plantas daninhas. “Temos um compromisso constante em reduzir nosso impacto ao meio ambiente, otimizando o uso de recursos naturais, preservando a biodiversidade e implementando boas práticas de uso da terra”, explica o diretor-presidente.

Além de priorizar a sustentabilidade no campo e o desenvolvimento das comunidades, a Salton também aposta no pilar da Governança para firmar compromissos internos e externos adequados. Entre as ações desta esfera detalhadas no canal Jornada Consciente estão a Cartilha de Boas Práticas Sociais no Campo, entregue aos viticultores parceiros, e o Relatório Anual de Sustentabilidade“Estamos avançando na organização de papéis e responsabilidades, na seleção e monitoramento de indicadores e na diligência de sermos vigilantes com os riscos inerentes ao nosso negócio”, explica o diretor-presidente.

A plataforma Jornada Consciente abrange ainda uma aba com um Repositório de Artigos Científicos. Nesse espaço, é possível acessar conteúdos publicados que integram o compromisso da vinícola com a produção de ciência aberta e que reforçam as parcerias da Salton com universidades locais para incentivo da pesquisa científica. Já na área “novidades” também é possível acompanhar conteúdos sobre sustentabilidade, como resultados de projetos, pesquisas e ações. O espaço sempre traz as últimas notícias para o consumidor da Salton e para o público em geral que tem afinidade com o tema.

Conheça mais sobre todas as ações e acompanhe a evolução da Jornada Consciente no novo site da Salton – jornadaconsciente.salton.com.br – e também no Instagram, no perfil @jornadaconscientesalton..

Sobre a Salton:

A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Completando 115 anos em 2025, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.

Compartilhe:

MAIS LIDAS