O uso crescente de lentes de contato como uma solução para problemas de visão destaca a importância de manter práticas adequadas para garantir uma adaptação bem-sucedida e assegurar a continuidade do uso. A negligência na conservação, troca e higiene das lentes pode resultar em sérios problemas oculares.
A oftalmologista especialista em miopia, lentes de contato, córnea e doenças externas, Dra. Fernanda Fernandes, alerta sobre riscos significativos associados ao uso inadequado de lentes de contato. Infecções oculares, ulceração da córnea, ceratite, conjuntivite, síndrome do olho seco, alergias e irritações são algumas das complicações possíveis.
“Ao utilizar lentes de contato, é fundamental respeitar o prazo de troca recomendado pelo fabricante e pelo médico, pois o acúmulo de depósitos ao longo do tempo pode aumentar o risco de contaminação. A substituição conforme as orientações reduz o perigo de infecções e irritações oculares”, explica Dra. Fernanda.
Além disso, a troca diária da solução do estojo das lentes, assim como a sua higienização e a substituição regulares são práticas cruciais. A Dra. Fernanda destaca que apenas a solução própria para higienizar e conservar as lentes é capaz de limpá-las da forma adequada, sendo contraindicada a conservação em outro meio, como soro fisiológico ou água. Ela enfatiza que as lentes de contato devem ser retiradas antes de tomar banho ou dormir, enfatizando que a disciplina e a criação de uma rotina são essenciais para reduzir os riscos de complicações.
Seguir as orientações do oftalmologista para o uso adequado das lentes é crucial, assim como evitar a utilização de lentes para fins estéticos sem supervisão médica. A Dra. Fernanda destaca que a adaptação de lentes de contato é um procedimento médico que requer avaliação da saúde ocular e medidas precisas para escolher a lente ideal para cada pessoa. “A escolha inadequada pode resultar em desconforto, ceratite ou outras complicações”, destaca.
Sobre Fernanda Fernandes
A médica Fernanda Fernandes é graduada em medicina pela Universidade Federal da Bahia, com Residência em Oftalmologia no Hospital das Clínicas (BA), onde fez Fellowship em Córnea e Doenças externas. Atua na oftalmologia geral com foco no tratamento de miopia, lentes de contato, córnea e doenças externas.