24 de fevereiro de 2025

Search
Close this search box.

Levantamento aponta o setor público como ambiente mais próximo do saudável

Foto: Freepik

Startup Zenklub estudou 16 atividades no Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC); Poder público teve a melhor pontuação e mercado automotivo a pior

Fevereiro, 2025 – O índice de Bem-Estar Corporativo (IBC) 2024, levantamento do Zenklub, uma empresa Conexa e maior especialista em cuidado emocional corporativo do País, analisou 16 setores do trabalho e apontou em quais os riscos psicossociais estão mais prevalentes. Instituições do Poder Público foram as que alcançaram a maior pontuação, com 69,3. As do mercado automotivo receberam as piores avaliações: 58,2. O mínimo para que o emprego seja considerado saudável, em uma escala de 0 a 100, é de 78 pontos.

A métrica destaca ainda empresas de Engenharia Civil (68,7), Serviços (68,5), Tecnologia e Educação (68,2) e do Sistema Financeiro (67,6) como as que chegam mais perto de ter um ambiente saudável. Em contrapartida, trabalhar em ONGs (Organizações Não-Governamentais), com 59,9 pontos; na Saúde (60,8); e com Moda (61,9) têm potencialmente mais riscos e, por isso, merecem uma análise mais aprofundada (veja os16 setores abaixo).

Foram avaliados nove riscos para este estudo. São estes Conflitos; a Preocupação Constante; a Exaustão; a Autonomia e Participação; o Volume de Demanda; o Relacionamento com Líderes; o Relacionamento com Colegas; a Clareza nas Responsabilidades; e a Desconexão do Trabalho. A pesquisa do Zenklub foi realizada com 17.730 trabalhadores que atuam dentro de 503 empresas, durante todo ano de 2024.

Comparadas com 2023, instituições do Poder Público (1,6 pontos a mais), Engenharia Civil (0,2 a mais), Educação (5,9 a mais) e do Sistema Financeiro (2,1 a mais) foram as únicas que tiveram variação positiva. Ou seja, são os setores que melhoraram a pontuação que tinham, ficando um pouco mais perto do ideal.

A variação mais negativa ficou com Saúde (caiu 9,7), seguido do setor farmacêutico (caiu 6,5) e logística (caiu 5,2).

A pesquisa IBC completa de Zenklub/Conexa pode ser acessada pelo link https://encurtador.com.br/tjhDd

Sobre o Zenklub

O Zenklub é o maior especialista em saúde emocional corporativo do Brasil e oferece um ecossistema completo de promoção, prevenção e tratamento de saúde mental. Com uma metodologia que une ciência, dados e tecnologia, o Zenklub conduz os colaboradores em jornadas personalizadas com diagnóstico de saúde, trilhas individuais de conteúdo, sessões com profissionais de psicologia, coaches e terapeutas, programas de educação socioemocional e desenvolvimento pessoal. Já os times de saúde, RHs e lideranças têm à disposição uma plataforma de acompanhamento de dados comportamentais, educação continuada e serviços para potencializar sua estratégia de pessoas com planos de ação e dados que fazem a diferença do negócio.

Fundado em 2016 pelo médico Rui Brandão e pelo doutor em Computação e Telecomunicações, José Simões, o Zenklub atende hoje brasileiros em 187 países e 1.205 cidades, impactando 1,5 milhão de pessoas por mês e atendendo mais de 500 empresas, entre elas Volkswagen, RaiaDrogasil e Azul.

O Zenklub foi suportado por fundos nacionais e internacionais como Kamaroopin (Pátria Investimentos), GK Ventures, Índico e All Irons.

Sobre a Conexa   

Fundada em 2017, a startup Conexa, ecossistema digital de saúde baseado em valor, conta com milhares de médicos, psicólogos e nutricionistas. Une pacientes, profissionais, empresas e operadoras, com o objetivo de reduzir as ineficiências de custo e qualidade de atendimento do sistema suplementar de saúde.

A empresa oferece a saúde integral porque disponibiliza cuidados multidisciplinares ao longo de toda a vida dos pacientes. Agrega a inteligência graças à ampla base de dados que dá subsídios aos clientes corporativos ou de operadoras para que ocorra a melhor tomada de decisão na sua gestão populacional.

Nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à saúde de qualidade. Oferece produtos de saúde mental, consultas online em mais de 30 especialidades. Cuida de pacientes com doenças crônicas e de urgência – com o Pronto Atendimento Virtual, no qual um médico começa a atender um paciente em menos de dez minutos.

A empresa trabalha também com soluções mais longitudinais no qual o paciente é acompanhado durante toda sua jornada de saúde. Um exemplo é o Programa de Saúde Exclusiva, englobando cuidados da baixa à média complexidades. Atualmente, os profissionais da Conexa realizam mais de 400 mil consultas por mês, sendo 180 mil em saúde mental. O modelo de negócios, voltado para B2B, possibilita à Conexa cobrir mais de 20 milhões de vidas.

Fez sua primeira rodada de investimento em 2020. Desde então, levantou mais de R$ 300 milhões de fundos como a Goldman Sachs; General Atlantic; Família Fraga; a Scale-Up Endeavor; e a Igah, Ventures (Pátria). Atualmente, após M&A com Zenklub, a Kamaroopin, também da Pátria Investimentos, entrou na sociedade. Outro sócio que chegou recentemente como investidor por apostar na saúde de qualidade foi o VIVO Ventures, fundo de Corporate Ventures Capital da VIVO. 

Conta com renomado board médico formado por Ben-Hur Ferraz Neto, Roberto Botelho, Romeu Domingues e Otávio Gebara.

Resultados gerais do IBC por setores

Poder Público: 69,3 pontos

Engenharia Civil: 68,7 pontos

Serviços: 68,5 pontos

Tecnologia: 68,2 pontos

Educação: 68,2 pontos

Seguros: 67,9 pontos

Financeiro: 67,6 pontos

Indústria: 67,3 pontos

Bens de Consumo e Varejo: 65 pontos

Farmácia: 63,9 pontos

Logística: 63,9 pontos

Imobiliário: 63,1 pontos

Moda: 61,9 pontos

Saúde: 60,8 pontos

ONGs: 59,9 pontos

Automotivo: 58,2 pontos 

Compartilhe:

MAIS LIDAS