Foto: Freepik
O índice de evasão no ensino superior no Brasil chega a 57,2%. Durante o 26º FNESP, as Big Datas e a análise de dados dos alunos serão discutidas como ferramentas de marketing das instituições para atrair e manter alunos presentes e focados na aprendizagem
Nos dias 18 e 19 de setembro, a cidade de São Paulo (SP) será o epicentro da educação superior na América Latina durante o 26º FNESP, Fórum Nacional de Ensino Superior Particular, realizado pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. Neste ano, o evento que acontece no Centro de Convenções do Anhembi, tem como tema: “Educação Digital: Muito Além do EAD. O equilíbrio entre conexão humana e tecnologia para uma formação integral”.
Com programação intensa durante todo os dois dias de evento, serão mais de 100 profissionais especializados no setor tratando dos mais diversos temas em painéis, palestras e salas de discussões específicas, como a Sala de Marketing, que entre seus temas vai abordar a “Big Data e Análise Preditiva para Atração e Retenção de Alunos”, ou seja, como se utilizar de dados cotidianos dos alunos para mapear as formas de atrair e manter esta nova geração de alunos tecnológica interessada na sua passagem pelo ensino superior. Segundo dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2024, lançado em maio passado pelo Instituto Semesp, o índice de evasão da educação superior no Brasil chega a 57,2% entre redes pública, privada e ensino presencial e a distância (EaD).
Dia 18 de setembro, quarta-feira, às 16:30 na Sala de Marketing do 26º FNESP, Carlos Almeida, Gerente de Vendas para Educação Pública e Privada na Lenovo Brasil, Fátima Medeiros, Gerente de Projetos Consórcio Sthem e Álvaro Venegas, Fundador e Diretor da ENG DTP & Multimídia, profissional que participou desde a primeira versão em BI (Business Intelligence), do SINDATA – projeto de Análise de Dados da Educação Superior no Brasil, em 2021, estarão juntos discutindo o tema. “A segmentação de dados atrelada aos modelos preditivos e, mais recentemente, com o uso de AI -Inteligência Artificial, tem trazido ganhos às instituições de ensino superior para que alunos tenham maior índice de aprendizagem, e conquistem melhor empregabilidade”, explica Venegas, que apresentará a importância da análise de dados interativa e preditiva, sejam dados externos ou internos das próprias instituições, para atração e retenção de alunos.
Programação completa do 26º FNESP em: https://www.semesp.org.br/fnesp/home/