Foto: Canva
Levantamento da Alura revela o perfil e as principais motivações de quem busca qualificação no setor tech
A Alura, maior ecossistema de educação em tecnologia do país, realizou uma pesquisa para traçar o perfil de quem busca qualificação na área tech e identificar as especializações mais visadas. O levantamento, feito com a base de alunos da plataforma de ensino, revelou que 51,3% têm interesse em Programação, seguidos por 19,4% em Data Science e 15,2% em Front-End.
O estudo também chama atenção para a diversidade dos perfis entre os estudantes. Embora 43% já atuem diretamente na área de Tecnologia da Informação (TI), há uma presença significativa de profissionais de outros setores, como Atendimento ao Público/Customer Experience (6,9%), Administração (5,5%), Saúde (4,1%) e Indústria (4,1%). Outros 20,1% pertencem a diferentes segmentos, o que reforça como as habilidades em tecnologia se tornaram cada vez mais essenciais, independentemente da área de atuação.
“Fatores como o avanço da inteligência artificial e o aumento da demanda por habilidades digitais são determinantes para o aumento da procura por qualificação na área tech, sendo essencial em diversos setores”, diz Julia Chagas, diretora de marketing da Alura. “A educação no tema tem se mostrado cada vez mais essencial para conectar as exigências do mercado às necessidades reais dos profissionais, desde de quem está iniciando na carreira até os mais experientes”, completa.
O que os estudantes buscam?
O levantamento da Alura mostra ainda que entre os principais fatores que impulsionam a busca por capacitação na tecnologia estão o desejo de aprender uma nova habilidade (60,4%), o desenvolvimento pessoal (49,3%), o aumento de renda (42,3%) e a transição de carreira (36,1%).
Para Júlia, esses dados refletem não apenas uma tendência individual por crescimento, mas também uma resposta às transformações constantes do mercado de trabalho que, seja na área tech ou em outros setores, exige profissionais cada vez mais atualizados e versáteis. “A programação se destaca como uma habilidade estratégica, não apenas para quem atua como desenvolvedor, mas também para profissionais de marketing, finanças, design, produto e muitas outras áreas”, explica.
A executiva reforça que entender a lógica do código, automatizar processos e se comunicar com times técnicos amplia horizontes e posiciona os profissionais com mais competitividade em um ambiente profissional cada vez mais dinâmico e exigente.
“Se aprofundar em tecnologia é uma excelente oportunidade para se tornar um profissional mais preparado para as demandas atuais do mercado e se manter atualizado. Hoje, as trajetórias profissionais não precisam – e nem devem – ser rígidas ou lineares. Em um mercado em constante transformação, a capacidade de se adaptar e evoluir faz toda a diferença”, explica.
Diferenciais e formatos dos cursos
Segundo Julia, os estudantes reconhecem o valor de conteúdos mais completos — reflexo de um mercado em que profissionais de tecnologia são cada vez mais exigidos em termos de atualização contínua e capacidade de gerar resultados.
“Escolher uma formação, hoje, vai muito além do nome do curso. É essencial avaliar a proposta pedagógica e a qualidade dos conteúdos oferecidos”, pontua a diretora de marketing da Alura. “Uma educação tech bem estruturada, com foco em aprendizado prático e alinhado com as demandas do mercado, deixou de ser um diferencial e se tornou indispensável para quem deseja crescer na carreira”, finaliza.
Sobre a Alura A Alura é o maior ecossistema de educação em tecnologia do Brasil. São mais de 1.600 cursos em sua plataforma de ensino e novos lançamentos todas as semanas, bem como profundidade e diversidade em suas formações com o objetivo de desenvolver carreiras em T – profissionais que buscam conhecimento para além da sua área de especialização. Com cerca de duas décadas no mercado, a escola impactou mais de 3 milhões de estudantes e 5 mil empresas.
Por meio da Discord, sua comunidade colaborativa e ativa que conta com mais de 126 mil pessoas e 3 mil novas chegadas todos os meses, promove aprendizados em Programação, Front-end, Data Science, Mobile, DevOps, UX & Design, Negócios, Marketing e muito mais.
Por meio da marca Hipsters Network, a Alura centraliza seus renomados podcasts especializados no universo tecnológico, entre eles, IA Sob Controle, Hipsters Ponto Tech e Like a Boss. O ecossistema também inclui diferentes unidades de negócio: Alura Para Empresas, focada em soluções de educação corporativa; Alura Latam, uma extensão da empresa para a América Latina; Start by Alura, focada em educação básica para o Ensino Fundamental e Ensino Médio; Casa do Código, editora de livros de tecnologia e inovação; e a escola de produtos digitais PM3. Além da FIAP, instituição referência em ensino superior de tecnologia, onde co-criaram a Pós Tech, oferecendo pós-graduações únicas, 100% digitais, hands-on e assíncronas nas áreas de Dev, Cibersegurança e Dados.