Crédito: Pixabay
Especialista da UNIFRAN, explica a relação entre atividade física, metabolismo e saúde.
Franca, março de 2025 – O metabolismo é um tema recorrente quando se fala em saúde, mas muitas pessoas ainda não compreendem seu real significado e impacto no organismo. Ele está diretamente ligado à forma como o corpo gasta energia e desempenha funções essenciais para a vida, como a respiração e a regulação da temperatura. Além disso, sua relação com o emagrecimento e doenças metabólicas, como a diabetes, torna sua compreensão fundamental para quem busca qualidade de vida.
Para o Dr. Daniel dos Santos, pesquisador e professor dos cursos de Educação Física e Nutrição, e do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde da Universidade de Franca – UNIFRAN, o metabolismo é um conjunto de reações químicas essenciais para a manutenção da vida. “Ele está presente em processos como respiração, regulação da temperatura corporal e fornecimento de energia. Cada pessoa tem um metabolismo único, mesmo que tenha o mesmo peso de outro indivíduo, pois a composição corporal influencia diretamente nesse processo”, afirma.
Segundo Santos, um dos maiores desafios da atualidade é a redução do metabolismo basal, muito comum em pessoas sedentárias. “O aumento do nível de atividade física é essencial para elevar o gasto energético, isso porque ao comparar dois indivíduos, sendo um sedentário e outro fisicamente ativo, aquele que realiza atividades físicas diárias, como por exemplo, trabalhadores da coleta seletiva, possuem um metabolismo mais alto do que aqueles que passam o dia sentado no escritório”, destaca.
Vale ressaltar que apenas se movimentar não é suficiente. A alimentação tem um papel fundamental na regulação do metabolismo. O sedentarismo aliado a uma alimentação inadequada, rica em ultraprocessados e pobre em nutrientes essenciais, contribui significativamente para o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças metabólicas.
Vida além do corpo: uma reflexão sobre bem-estar e equilíbrio
Além dos aspectos biológicos, o professor traz uma reflexão sobre o conceito de vida. “No aspecto biológico, a vida envolve crescimento, reprodução, movimentação e a manutenção das funções vitais. Mas também podemos encará-la de forma filosófica, considerando as interações com o ambiente, as escolhas que fazemos e a nossa capacidade de adaptação e resiliência”, afirma.
Ele ainda enfatiza que fatores como controle do estresse, relações interpessoais e equilíbrio entre tecnologia e convívio humano são determinantes para a qualidade de vida. “Infelizmente, a tecnologia e a internet nos distanciam cada vez mais do convívio humano, o que pode comprometer o bem-estar”, conclui.
Manter-se ativo, alimentar-se bem e cultivar relações saudáveis são passos fundamentais para um metabolismo equilibrado e uma vida com mais qualidade. Além de favorecer a saúde física, esses hábitos também impactam diretamente o bem-estar emocional e social.
Sobre a UNIFRAN – Com mais de 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN tem em sua estrutura mais de 253 mil metros quadrados. A instituição oferece cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância, além de especializações, mestrados e doutorados que abrangem todas as áreas do conhecimento. A universidade está entre as melhores instituições de ensino superior do mundo com base nos indicadores associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a edição 2021 de 2022 do Times Higher Education Impact Rankings (THE Impact Rankings). O curso de Medicina é reconhecido como o melhor do país, entre instituições públicas e privadas, conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019, indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) e recebeu acreditação pelo Sistema de Acreditação das Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM), o único certificador de qualidade das escolas médicas no Brasil. A UNIFRAN pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do país. Visite: www.unifran.edu.br