Márcio Lima, presidente da Central Única das Favelas Bahia (CUFA-BA) e vice-presidente da CUFA Brasil Crédito: Divulgação
A iniciativa, que contará com oficinas, palestras e hackathon, receberá o presidente da Central Única das Favelas Bahia, Márcio Lima, entre outros palestrantes
Interessados em tecnologia, inovação e cultura maker terão a oportunidade de aprender e conhecer mais sobre a área no “Maker Day Brasil 2023: Equidade e Inclusão”. Realizado pela Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) e por centros binacionais em todo o país, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, o evento gratuito vai acontecer no dia 30 de setembro, das 09h às 17h, nas dependências da ACBEU Magalhães Neto, Pituba.
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de se envolver em diversas atividades, incluindo oficinas, palestras e um “Hackathon InclusiveTech: Impulsionando a Equidade e Inclusão”. A atividade tem o objetivo de desafiar pessoas a apresentarem soluções de problemas reais relacionados à equidade e inclusão. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, ter uma ideia inovadora, ou apenas vontade de desenvolver um projeto em relação ao tema proposto.
Entre os palestrantes, está prevista a participação do presidente da Central Única das Favelas Bahia (CUFA-BA) e vice-presidente da CUFA Brasil, Márcio Lima, que vai palestrar sobre “Favela, Potência e Transformação Social”; o CEO do ICOM Libras e ex-Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência em São Paulo, Cid Torquato, e o comunicólogo Edinilson Sacramento, que vai falar sobre “Equidade e Inclusão no ambiente Coorporativo”; e Valéria Lima, Luciane Neves e Cris Fernandes, que irão palestrar sobre “Empoderamento e feminismo negro”.
O evento contará com outros talks e oficinas abertas aos participantes que vão abordar as “Soluções para educação ambiental”, com o objetivo de estimular a criatividade e pensamento crítico em relação às questões ambientais e “Robótica e programação”, que tem o intuito de explorar o mundo da robótica, permitindo que os participantes possam montar e programar robôs simples, entre outras.
“Queremos, cada vez mais, aproximar as pessoas do movimento maker, compartilhando conteúdos nesse movimento que fazemos. Este ano é ainda mais especial por abordarmos a temática de equidade e inclusão, que surge como proposta para promover a participação ativa de pessoas de diversos perfis, especialmente aquelas que não têm acesso às áreas de tecnologia e inovação, para que possam ter voz e oportunidade de se expressar e contribuir ativamente na transformação de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou Nara Pino, Gestora Educação Maker e Cultural da ACBEU.
PROGRAMAÇÃO 30/09 (SÁBADO):
08h00 – 09h00: Chegada e credenciamento dos participantes
09h00 – 09h30: Abertura oficial do Maker Day Brasil 2023: Equidade e Inclusão
09h30 – 16h: Apresentação e Exposição – Scuderia Pegasus – F1 In Schools
10h00 – 12h00: Oficina Com Geisa Santos
10h30 – 12h00: Entrega dos Projetos do Hackathon
12h00 – 13h30: Intervalo para almoço
13h00 – 14h00: Bate-papo – Valéria Lima, Luciane Neves, Cris Fernandes
15h00 – 16h00: Bate-papo- Márcio Lima (CUFA)
16h00 – 17h00: Bate-papo – Cid Torquato e Ednilson Sacramento 17h00: Encerramento Apresentação – Quabales