Crédito: Unsplash.
Programa acompanhou o crescimento de quatro empresas que receberem aporte financeiro, apoio no desenvolvimento tecnológico e planejamento integrado de negócios
São Paulo, Brasil, março, 2025 – A Merck Life Science líder em ciência e tecnologia, em parceria com a B-SEED, aceleradora de startups, concluiu com sucesso o Collab-42, programa de codesenvolvimento inovador, impulsionando os novos rumos da saúde, sustentabilidade e diagnóstico médico. O programa selecionou quatro empresas brasileiras para receber investimento e apoio estratégico durante 04 meses, acelerando suas soluções e demonstrando o poder da colaboração entre elas.
A Collab-42, que se diferenciou das tradicionais incubadoras e aceleradoras, proporcionou a essas startups com perfil healthtech um diagnóstico de maturidade personalizada, além de workshops em finanças, estratégia de vendas, estruturação de plano de negócios e tecnologias. As empresas participantes do projeto também tiveram acesso a mentores especializados e à infraestrutura de ponta dos laboratórios da Merck Life Science, garantindo suporte técnico e estratégico essencial para seu crescimento e desenvolvimento de suas soluções em saúde.
Em evento exclusivo para convidados da indústria na sede da empresa em Barueri, nesta segunda-feira, 17, a Merck Life Science apresentou os cases de sucesso dessas quatro startups e deep techs participantes, que encerraram sua participação no Collab-42. Os resultados após o período de aceleração que a Merck e a B-Seed proporcionaram às healthtechs exemplificam o potencial transformador da inovação aberta e colaborativa. Abaixo, as finalistas:
• Predikta: utiliza Inteligência Artificial e imagens térmicas para diagnósticos médicos precisos e ágeis, revolucionando a detecção de doenças.
• Celluris: desenvolve terapia celular avançada para expandir o tratamento de tumores sólidos, oferecendo novas esperanças para pacientes com câncer.
• Curare: apresenta um dispositivo wearable para monitoramento cardíaco contínuo com alta precisão, melhorando a qualidade de vida de pacientes com doenças cardíacas.
• BioBreyer: aplica biotecnologia sustentável na produção de Ácido Hialurônico, alinhada aos princípios ESG, demonstrando o compromisso com a sustentabilidade.
Impacto e próximos passos
O programa Collab-42 reforça o compromisso mundial da Merck Life Science em colaborar com a expansão do ecossistema de inovação, criando pontes entre corporações e startups para impulsionar avanços extraordinários.[BB1]
A apresentação dos cases participantes do Collab-42 oferece uma oportunidade exclusiva aos espectadores para entender como grandes empresas e startups estão unindo forças para resolver desafios globais.
“A Merck acredita no poder da colaboração para impulsionar a inovação e enfrentar os desafios globais”, afirma Fabio Demetrio, diretor de vendas de SLS Commercial para Brasil e México e representante da Merck no programa de aceleração de healthtechs. “Esse programa de codesenvolvimento é um exemplo do nosso compromisso em apoiar startups e deep techs com potencial transformador, e estamos entusiasmados em apresentar os resultados deste trabalho conjunto.” esclarece Fabio.
“O evento de hoje marca o início de uma nova fase para as startups finalistas, que agora contam com o apoio da Merck para escalar suas soluções e gerar impacto positivo na sociedade. O programa de codesenvolvimento teve duração de 04 meses, entre novembro de 2024 e março de 2025 e resultou na maturação das empresas participantes, para que pudessem atrair investidores de alto nível e revolucionar o mercado com suas criações”, completa Fabio.
Sobre a Merck
A Merck, uma empresa líder em ciência e tecnologia, opera em Healthcare (Cuidados com a Saúde), Life Science (Ciências da Vida) e Electronics. Cerca de 63.000 funcionários trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando formas de vida mais alegres e sustentáveis. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e a descoberta de formas únicas de tratar as doenças mais desafiadoras até a habilitação da inteligência dos dispositivos – a empresa está em toda parte. Em 2023, a Merck gerou vendas de € 21 bilhões em 65 países.
A exploração científica e o empreendedorismo responsável têm sido fundamentais para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. É assim que a Merck tem prosperado desde sua fundação em 1668. A família fundadora continua sendo a proprietária majoritária da empresa de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca “Merck”. As únicas exceções são os Estados Unidos e o Canadá, onde os setores de negócios da Merck operam como EMD Serono em Cuidados com a Saúde, MilliporeSigma em Ciências da Vida e EMD Electronics. Para saber mais, acesse www.merck.com.br e siga-nos no Facebook (@grupomerckbrasil), Instagram (@merckbrasil e @mercklifesciencebr) e LinkedIn (Merck Brasil e Merck Life Science).
Sobre a B-SEED
Especialista em Deep Techs, a B-SEED é uma Venture Developer dedicada a transformar incertezas em investimentos. Oferece soluções práticas e diferenciadas para startups, investidores e grandes empresas. Utiliza uma ferramenta de diagnóstico que avalia profundamente áreas críticas como Negócios, Mercado, Tecnologia, Equipe, Propriedade Intelectual e Financiamento. Isso permite criar planos de desenvolvimento personalizados, focados nas necessidades específicas de cada empresa. O objetivo da empresa é transformar startups em scale-ups prontas para rodadas de investimento Series A, reduzindo incertezas e acelerando o crescimento.
Fundada recentemente, a B-SEED já se destaca com parcerias importantes, como a Merck, líder em ciência e tecnologia. Apesar de jovem, a B-SEED é liderada por Jonathan Souza, com mais de 10 anos de experiência em inovação e empreendedorismo. Jonathan foi coordenador da Incubadora USP e liderou o programa de aceleração DNA. Na Futurum Capital, acompanhou startups investidas e atuou como Gerente de Portfólio & Inovação.