Foto: Freepik
Iniciativas ‘Elas na IA’ e ‘Certificação DP-700: Microsoft Fabric’ buscam impulsionar carreiras em tecnologia, além de oferecer treinamento para provas de certificação reconhecidas pelo mercado de trabalho
São Paulo, abril de 2025 – A Microsoft Brasil está com inscrições abertas para duas iniciativas de capacitação gratuitas. O programa ‘Elas na IA’ é voltado especialmente para mulheres, cis ou trans, que buscam obter conhecimentos práticos em Inteligência Artificial. Já o curso ‘Engenharia de Dados do Fabric’ é voltado para engenheiros que buscam aperfeiçoar técnicas por meio da ferramenta Microsoft Fabric. Ambas as iniciativas são conduzidas por especialistas da empresa.
Ao final de cada curso, os participantes estarão aptos para realizar provas de certificação amplamente reconhecidas pelo mercado de trabalho, uma oportunidade para impulsionar carreiras em tecnologia, seja para iniciantes ou profissionais experientes. Com a crescente demanda por habilidades em Inteligência Artificial e Engenharia de Dados, obter uma certificação pode ser um diferencial significativo para profissionais que desejam se destacar e avançar em suas carreiras.
Confira as informações de cada iniciativa:
Programa Elas na IA
Em sua 8ª edição, o programa #ElasNaIA é parte de uma série de iniciativas organizadas pelo grupo Women at Microsoft, formado por funcionários da Microsoft que apoiam a diversidade e inclusão de mulheres nas carreiras em tecnologia. A iniciativa oferece oportunidades de capacitação e certificações, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de carreiras. Com a demanda por habilidades em Inteligência Artificial em alta, é importante estar preparada para lidar com ferramentas de IA Generativa e agentes de IA, por exemplo.
As inscrições para essa iniciativa estarão abertas entre os dias 1º e 19 de maio. Já as sessões ocorrem durante as quatro semanas seguintes, entre 19 de maio e 18 de junho. O programa oferecerá duas aulas ao vivo por semana no canal de YouTube do Microsoft Reactor, conduzidas por especialistas da Microsoft. Ao término do curso, um desafio de IA será proposto e as participantes inscritas que se destacarem terão direito a um voucher para a certificação Microsoft AI Fundamentals.
Um diferencial desta edição é que todas as instrutoras são mulheres que trabalham na Microsoft com o desenvolvimento de inteligência artificial. As alunas também poderão participar da seleção para o curso avançado em inteligência artificial que, a partir de 5 de agosto, irá capacitar as mulheres para tirar a certificação AI-102 e participar de programas de empregabilidade na Microsoft e seus parceiros comerciais.
Inscrições em: https://aka.ms/ElasnaIA
Certificação DP-700: Torne-se um Engenheiro de Dados do Fabric
A certificação DP-700 Microsoft Certified: Fabric Data Engineer Associate é voltada para profissionais que desejam atuar na área de engenharia de dados. O exame avalia conhecimento e experiência com padrões de carregamento de dados, arquiteturas de dados e processos de orquestração.
A série de preparação para a certificação DP-700 abrange três principais áreas: gestão e transformação de dados, implementação e gerenciamento de soluções analíticas, e monitoramento e otimização de soluções analíticas. Todas as sessões retroativas do curso já estão disponíveis sob demanda, ou seja, podem ser assistidas a qualquer momento.
O último evento da série, no dia 23 de abril, será uma sessão de perguntas e respostas com especialistas da Microsoft. As pessoas participantes poderão concorrer a vouchers de 100% de desconto para a realização do exame DP-700.
Inscrições e sessões disponíveis em: https://aka.ms/DP700/EngenheiroDeDados
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) cria plataformas e ferramentas alimentadas por IA para fornecer soluções inovadoras que atendam às crescentes necessidades dos clientes. A empresa de tecnologia está empenhada em disponibilizar amplamente a IA e fazê-la de forma responsável, com a missão de capacitar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. No Brasil há mais de 35 anos, a empresa lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento econômico sustentável do País, contribuindo com ações capazes de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão digital.