Foto: Freepik
O país está expandindo seu setor de construção sustentável, com um crescimento de 5% nas certificações em relação a 2023
São Paulo, Fevereiro 2025 – O U.S. Green Building Council (USGBC) acaba de anunciar o ranking global de 2024 dos 10 principais países e regiões para LEED, com o Brasil ocupando a 9ª posição em área total certificada. O ranking destaca países e regiões fora dos Estados Unidos que estão avançando significativamente no design, construção e operação de edifícios saudáveis e sustentáveis. No ano passado, o Brasil certificou um total de 125 projetos de edifícios verdes LEED — liderando em número total de projetos na América Latina e representando um crescimento de aproximadamente 5% em relação a 2023.
Em 2024, o Brasil também conquistou o primeiro projeto LEED v5 do mundo com a loja Portobello Jardim Social, em Curitiba. O projeto obteve a certificação pelo programa beta do LEED v5 para operações e manutenção (O+M). Ele alcançou a redução de emissões de GEE com combustão zero no local, 88% de aquisição de energia renovável e uma melhoria de 90% nas emissões decorrentes do uso de energia do edifício. O projeto contou com consultoria da Petinelli, principal empresa de engenharia do Brasil em desempenho e bem-estar de edificações, responsável por mais da metade das certificações LEED Platinum no mercado brasileiro.
O Brasil também teve outros projetos de grande impacto, incluindo o Outback Barra, no Rio de Janeiro, a sede do SICREDI, no Paraná, o escritório da Mondelez, em São Paulo (certificação LEED de operação e manutenção), a unidade Goodstorage, em São Paulo, entre muitos outros.
Segundo Felipe Augusto Faria, CEO do Green Building Council Brasil, “a certificação LEED tem desempenhado um papel essencial como ferramenta de transformação para acelerar o movimento de construção sustentável no Brasil em direção à eficiência, conforto e sustentabilidade. O Brasil está entre os 10 primeiros em todas as listas relacionadas aos números globais do LEED. Estamos orgulhosos dos resultados e celebramos cada projeto certificado. Há muitas histórias de sucesso por trás de cada metro quadrado certificado, como o primeiro LEED v5 do mundo ou projetos certificados com nível Platinum sem nenhum custo adicional de construção. Parabéns às empresas e profissionais responsáveis por esse resultado extraordinário.”
O Brasil foi um dos dois países da América Latina na lista. Embora tenha ficado em nono lugar em metros quadrados certificados, foi o país com o maior número total de projetos na região. Confira o ranking:

Este ano marca o 25º aniversário desde que o USGBC lançou o sistema de certificação LEED. Desde sua criação em 2000, o sistema baseado em métricas do LEED estabeleceu o padrão para classificar e promover edifícios saudáveis, resilientes, sustentáveis e eficientes. Ele se tornou o programa de construção verde mais amplamente utilizado no mundo, ao mesmo tempo em que capacita o setor a descarbonizar e promove uma abordagem holística para a construção sustentável, abrangendo tudo, desde o planejamento e construção até a manutenção, considerando fatores essenciais como eficiência hídrica e energética, seleção de materiais, qualidade ambiental interna e prioridades regionais.
O USGBC está finalizando a versão mais recente do sistema de certificação – LEED v5. A versão final será lançada ainda este ano e refletirá o feedback recebido da comunidade. A nova versão aborda questões urgentes, como a necessidade de neutralizar as emissões de carbono, com critérios mais robustos para o desempenho energético dos edifícios, promovendo a circularidade nos materiais de construção e destacando o impacto social positivo. Ela aborda não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também o bem-estar dos ocupantes e das comunidades locais.
Sobre o U.S. Green Building Council (USGBC)
O U.S. Green Building Council (USGBC) acelera e amplia a transformação do ambiente construído para minimizar os impactos climáticos e melhorar o bem-estar das pessoas, do meio ambiente e das comunidades em todo o mundo. O USGBC lidera a transformação do mercado por meio de seu programa de construção verde LEED, de uma ampla gama de ofertas educacionais, de uma rede internacional de líderes comunitários locais, da conferência e exposição anual Greenbuild International Conference & Expo, o Center for Green Schools e a defesa de políticas públicas que incentivam e permitem a construção sustentável e comunidades resilientes. Para mais informações, visite usgbc.org e os canais de mídia social da organização: X (antigo Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn.
Sobre o Green Business Certification Inc. (GBCI)
O GBCI é a principal organização mundial de certificação e credenciamento em sustentabilidade e saúde, reconhecendo de forma independente a excelência em desempenho e prática globalmente, ao mesmo tempo em que promove a adoção de práticas de construção e negócios que melhoram continuamente e de forma mensurável a saúde, equidade, resiliência e bem-estar ambiental para todos. O GBCI administra certificações de projetos e credenciais e certificados profissionais, incluindo os sistemas de certificação de construção verde LEED, bem como o padrão PEER para sistemas de energia, o WELL Building Standard, a Sustainable SITES Initiative (SITES), EDGE (Excelência em Design para Maior Eficiência), a certificação TRUE para desperdício zero e o Projeto de Confiança do Investidor (ICP) para retrofit de eficiência energética.