Foto: Freepik
ONG Viven anuncia lançamento de edital para escolas públicas de todo o Brasil
A ONG Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor – lança seu primeiro Edital para disseminar a Educação Cidadã em Redes Públicas de Ensino. O objetivo é expandir em 2024 o trabalho da ONG para mais escolas do país ao atrair redes de ensino parceiras – municipais, estaduais ou federais – comprometidas com os bons resultados a serem alcançados.
O trabalho da Viven utiliza conceitos da Neurociência, Teoria dos Jogos e Economia Comportamental, com resultados comprovados na prática. Desde 2019, a ONG já implementou sua metodologia em 318 escolas de 126 cidades, contando com mais de 200 mil participações de estudantes nas vivências desenvolvidas.
A organização conta com financiamento privado e as redes selecionadas no edital não terão que arcar com qualquer custo ao longo da parceria. O principal propósito da ONG é propiciar que redes públicas incorporem a Educação Cidadã em seus projetos político-pedagógicos, para contribuir com a formação integral dos estudantes, preservando o contexto e as particularidades das escolas.
Nessa parceria, Secretarias de Educação e professores são essenciais para a proposta da organização, que forma os profissionais por homologia de processos e oferece a eles o suporte para a implementação das trilhas formativas com seus estudantes.
O que dizem as redes que já são parceiras da Viven
“Trabalhar com o suporte da Viven tem sido uma experiência sensacional. Diferentemente de todas as formações que já tive, o grande diferencial da Viven são as metodologias ativas que colocam a teoria em prática e tornam o ambiente de estudos leve e construtivo”, conta Kátia Flávia Porfirio de Farias Silva, gerente da área pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Junqueiro, em Alagoas. “Nossas formações não são mais as mesmas desde que conhecemos a Viven: crescemos e amadurecemos muito profissionalmente e, daqui pra frente, faremos com que o nosso melhor seja sempre o padrão.”, complementa.
O depoimento de Pollyanna de Lima Freire, gestora de Escolas Técnicas da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, reforça o quanto o trabalho com a Viven faz a diferença. Segundo ela, “a parceria da SEE/PE com a Viven vem contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes do Ensino Médio da rede, alinhada à política pública de Educação Integral de Pernambuco, que busca formar os estudantes considerando todas as dimensões do ser humano.” E ainda acrescenta: “O projeto se destaca pelas formações promovidas aos professores e pelo acompanhamento que é realizado de forma individualizada com os docentes participantes, engajando-os e preparando-os para trabalhar a temática em sala de aula”.
A Viven e a sua contribuição para a Lei 10.659
“Dentro da nossa atuação nas escolas, um dos temas que trabalhamos é a equidade racial. Por meio de uma trilha formativa, contribuímos com as redes comprometidas a estruturarem sua atuação de acordo na Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas do Brasil”, conta Lina Wurzmann, fundadora e presidente da organização.
Segundo Wurzmann, a trilha é formada por quatro vivências que abordam a origem do racismo no Brasil e suas manifestações na atualidade, a valorização da estética negra, o apagamento histórico de pessoas negras importantes para a nossa história e os reflexos em suas vidas, dentre outros temas importantes.
Professores e estudantes são convidados a reverem conceitos e comportamentos diante do contexto exposto, e provocados a entenderem o seu papel na construção de uma sociedade antirracista.
Mais sobre o edital
Poderão se inscrever no edital redes públicas de todas as regiões do Brasil responsáveis pelo Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou EJA.
As inscrições terão início em 16 de outubro e se encerrarão no dia 14 de novembro. É fundamental a leitura do Edital (disponível em viven.org.br) e o preenchimento do formulário de inscrição.
As redes selecionadas serão informadas até 14 de dezembro de 2023. O resultado também será publicado no site da Viven na mesma data.
Para saber mais sobre o trabalho da Viven nas escolas do Brasil, além do site, acesse suas redes sociais @viven.org.br (Instagram/LinkedIn/Facebook) ou escreva para contato@viven.org.br.