Evento volta a África pela primeira vez desde a criação do Fórum Urbano Mundial, em 2002, colocando o continente no centro da discussão sobre expansão urbana. Foto: Divulgação / ONU-Habitat
Maior conferência sobre urbanização sustentável do mundo será realizada de 4 a 8 de novembro, no Cairo, Egito. Inscrições estão abertas até 30 de outubro. Programação conta com mais de 500 painéis, sendo mais de 60 eventos com participação brasileira. São esperadas mais de 20 mil pessoas de 160 países.
Entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, a cidade do Cairo, no Egito, sediará a 12ª sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF12), a maior conferência de urbanização sustentável do mundo e um dos maiores eventos não legislativos das Nações Unidas. Convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em colaboração com o Governo da República Árabe do Egito, o Fórum espera atrair milhares de participantes de todo o mundo, incluindo representantes de governos nacionais, regionais e locais, líderes comunitários, urbanistas, empresas e organizações da sociedade civil. As inscrições estão abertas até 30 de outubro no site do evento.
Até o momento, já estão inscritos mais de 17 mil participantes de 160 países. A programação do WUF12 conta com mais de 500 painéis temáticos, além de um espaço expositivo com soluções urbanas inovadoras e da Semana Urbana do Cairo, que vai conectar o fórum à cidade e suas comunidades. As principais sessões do evento serão transmitidas ao vivo pela UN Web TV em todos os seis idiomas oficiais da ONU, bem como em Línguas de Sinais Internacional e Árabe.
Com o tema “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis“, o WUF12 busca expandir o conceito de “lar” para além da estrutura física, enfatizando as dimensões culturais, sociais, econômicas e ambientais da vida urbana. O Fórum vai discutir como as cidades podem ser aproveitadas para acelerar o progresso global em direção ao desenvolvimento sustentável, promovendo políticas urbanas abrangentes, transformação de assentamentos informais, aprimoramento da governança e participação, além da formação de parcerias.
Entre os principais temas a serem abordados, estão:
- Moradia adequada e transformação de assentamentos informais;
- Cidades e a crise climática;
- Parcerias e coalizões para conectar objetivos globais a realidades locais;
- Financiamento local para o desenvolvimento sustentável;
- Tecnologias para melhorar a qualidade de vida sem deixar ninguém para trás;
- Construção de lares seguros diante de crises.
“Ao longo do Fórum, vamos abordar desafios cruciais, como habitação, uso do solo, planejamento urbano, governança e participação. Vamos ouvir diferentes partes interessadas e enfrentar questões-chave: como garantir moradia acessível para todas as pessoas, transformar assentamentos informais, e fortalecer a resiliência climática,” ressalta a Subsecretária-Geral das Nações Unidas e Diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach. “Precisamos construir parcerias fortes para soluções melhores diante da crise habitacional global”, acrescenta.
Participação brasileira – Mais de 60 eventos contam com a representação de instituições brasileiras. A delegação do país inclui governos municipais, estaduais e federal, além de instituições do terceiro setor, academia e sociedade civil.
Retorno histórico a África – A 12ª edição do Fórum retorna ao continente africano pela primeira vez desde 2002, quando foi realizada sua primeira edição em Nairóbi, no Quênia. Em um momento em que a África passa por uma rápida urbanização, o evento tem grande relevância para a região. A população africana deve quase dobrar nos próximos 30 anos, com seis grandes cidades superando os 10 milhões de habitantes até 2035. Cidades como Luanda, Dar es Salaam, Cairo, Kinshasa, Lagos e Grande Joanesburgo estão no caminho para se tornarem importantes centros metropolitanos, segundo o relatório EIU African Cities 2035.
À medida que a África desponta como a região que mais se urbaniza, o WUF12 se concentrará na construção de fortes coalizões para enfrentar os desafios globais impostos pela crise habitacional e pelas mudanças climáticas.
O WUF12 não se limitará a discussões, mas será um chamado para que os participantes levem para casa soluções inovadoras, boas práticas e inspiração. É um apelo para liderar a mudança transformadora localmente, juntos e agora.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro pelo site: wuf.unhabitat.org
Sobre o Fórum Urbano Mundial – Criado em 2001 pelas Nações Unidas, o Fórum Urbano Mundial é a principal conferência global sobre urbanização sustentável, que discute os impactos da urbanização rápida nas cidades, comunidades, economias e mudanças climáticas. Desde sua criação, o WUF já foi sediado em várias cidades ao redor do mundo, com a primeira edição realizada em Nairóbi, Quênia, em 2002. Nesta edição, o evento tem o patrocínio do Primeiro-Ministro e dos Ministérios de Desenvolvimento Local e de Habitação, Serviços e Comunidades Urbanas do Egito.
Sobre o ONU-Habitat – O ONU-Habitat é a entidade das Nações Unidas responsável pela urbanização sustentável, com programas em mais de 90 países, apoiando formuladores de políticas e comunidades na criação de cidades e vilas social e ambientalmente sustentáveis. O ONU-Habitat promove a transformação urbana por meio de conhecimento, aconselhamento político, assistência técnica e ação colaborativa. Para saber mais, visite unhabitat.org.