Crédito da foto: Divulgação – Prolata
Estado supera meta de 22% proposta e cumpre 31,4% de logística reversa da região com apoio da Prolata Reciclagem
Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, apresenta volume de embalagens de aço pós-consumo destinadas adequadamente em 2023 no Estado de Pernambuco. Ao todo, 1.923,24 toneladas de latas de aço foram coletadas, representando 31,4% da logística reversa na região.
A associação viabilizou o escoamento de latas de aço com a rastreabilidade necessária e ampliou o número de Pontos de Entrega Voluntária parceiros localizados em Pernambuco. Todo o volume destinado pelo Programa foi submetido à validação do verificador de resultados Central de Custódia.
“Em 2023, demos continuidade às ações estruturantes realizadas em parceria com associações de catadores e entrepostos de materiais recicláveis em Pernambuco, garantindo a superação da meta estadual de latas de aço pós-consumo destinadas adequadamente, diminuindo o impacto de resíduos sólidos no meio ambiente”, comenta Cristine Fulchini, coordenadora de projetos Prolata.
“O trabalho da Prolata é vital para o avanço da reciclagem de latas de aço no Brasil. É gratificante observar o crescimento do programa ano após ano, evidenciado pela superação da meta de logística reversa em Pernambuco. Como verificadores independentes, asseguramos a rastreabilidade e a seriedade de todo o processo, garantindo que cada embalagem coletada seja destinada à indústria recicladora. Importante destacar que os trabalhos desenvolvidos pela Prolata, além de trazerem benefícios ambientais diretos, geram impacto social e econômico positivo para todo o estado”, afirma Fernando Bernardes, Diretor de Operações da Central de Custódia.
Sobre a Prolata Reciclagem
Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos e uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), com apoio da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas.
O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema.
Saiba mais sobre a Prolata acessando o site https://www.prolata.com.br/.