23 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Pesquisa aponta que soluções digitais e elétricas podem reduzir emissões de carbono nos escritórios em até 70%

Foto: Freepik

O estudo quantifica o impacto das atualizações tecnológicas em edifícios de escritórios, mostrando que a modernização digital é a melhor abordagem para melhorar o desempenho energético e contribuir para a descarbonização

São Paulo, outubro de 2023 – A Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, concluiu, em sua nova pesquisa, que o reequipamento de edifícios usando uma abordagem que priorize o digital é o melhor caminho para a descarbonização.

Estima-se que os edifícios representem 37% das emissões globais de carbono segundo o Tracking Clean Energy Progress da Agência Internacional de Energia de 2022. E, como cerca de metade deles provavelmente ainda estará em uso em 2050, de acordo com o Energy Technology Perspectives do mesmo instituto, o setor precisa reduzir urgentemente as emissões operacionais de carbono, tornando estas construções mais eficientes em termos de energia.

Os resultados da pesquisa mostram que a implementação das soluções de gerenciamento de energia e de edifícios digitais da Schneider Electric em escritórios poderia reduzir suas emissões operacionais de carbono em até 42%, com um período de retorno de menos de três anos. Se as tecnologias de aquecimento movidas a combustível fóssil forem substituídas por alternativas elétricas, e uma microrrede com fontes locais de energia renovável for instalada, as edificações terão uma diminuição adicional de 28% nas emissões operacionais de carbono, resultando em uma redução total de até 70%.

Mike Kazmierczak, Vice President of the Digital Energy Decarbonization Office, que lidera a pesquisa de base científica e a inovação de produtos para acelerar a transição energética dentro da divisão Digital Energy da Schneider Electric, explicou que: “Lidar com as emissões operacionais é a alavanca número um para descarbonizar os edifícios em escala e atingir metas de emissões líquidas zero até 2050. Essa pesquisa inovadora revela que a redução das emissões de carbono em até 70% é viável se transformarmos nosso estoque de edifícios em ativos eficientes em termos de energia, totalmente eletrificados e digitalizados”.

A pesquisa, realizada com a empresa de design global WSP, tem como base a modelagem do desempenho energético e das emissões de carbono de um grande prédio de escritórios construído no início dos anos 2000 em várias zonas climáticas dos Estados Unidos, usando a linha de base ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers) 90.1-2004 para escritórios grandes (12 andares, 46.728 m²).

Essa abordagem digital para reformas de edifícios é, no entanto, aplicável a todos os tipos de construção e climas e, portanto, é a estratégia de descarbonização mais eficaz, produzindo resultados rápidos com menos “carbono inicial”. 

A renovação por meio da implantação de tecnologias digitais não só atrapalha menos as operações diárias, como também é mais eficaz do ponto de vista do ciclo de vida do carbono. Deixar de descarbonizar rapidamente os edifícios também pode resultar em ativos irrecuperáveis que perdem valor e não são atraentes para investidores e locatários.

Além disso, uma pesquisa recente do Instituto de Sustentabilidade Global da Universidade de Boston e do Instituto de Pesquisa de Sustentabilidade da Schneider Electric estima que há um potencial considerável de criação de novos empregos por meio da transição para edifícios de baixo carbono.

A Schneider Electric é amplamente reconhecida como uma empresa de impacto e líder em descarbonização. Seus produtos conectados, software e serviços de sustentabilidade ajudam a impulsionar a eficiência operacional, eliminar o desperdício de energia e fornecer estratégias para a redução de carbono em edifícios, fábricas, data centers, infraestrutura e residências. Os cenários de pesquisa e descarbonização da Schneider Electric oferecem soluções práticas e imediatas para ajudar as organizações a navegar pelas complexidades da transição energética. 

Para saber mais sobre as descobertas da pesquisa da Schneider e o processo de três etapas (estratégia, digitalização e descarbonização) para acelerar o caminho para os edifícios com zero emissões líquidas, visite aqui.


Sobre a Schneider Electric

O propósito da Schneider é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade.

Chamamos isso de “Life Is On”.

Nossa missão é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência.

Conduzimos a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo o ciclo de vida do produto, propiciando um gerenciamento integrado de empresas, para casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias.

Somos a mais local das companhias globais. Lutamos por padrões abertos e ecossistemas de parceria entusiasmados com nossa proposta significativa e inclusiva e nossos valores de empoderamento. Acesse o site para saber mais. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS