28 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Pós-bariátrica: o que os médicos recomendam sobre suplementos

Foto: Freepik

A suplementação desempenha um papel vital na saúde e recuperação dos pacientes após a cirurgia bariátrica, assegurando a ingestão adequada de nutrientes essenciais e prevenindo deficiências nutricionais

São Paulo – Segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), ao longo de 2023, foram realizadas 80.441 cirurgias bariátricas. Deste total, 7.570 foram realizadas pelo SUS, enquanto 3.830 ocorreram de forma particular e 69.041 por meio de planos de saúde.

A cirurgia bariátrica é uma ferramenta importante no combate à obesidade e suas comorbidades, mas o sucesso do procedimento depende, em grande parte, do acompanhamento contínuo e da adequação nutricional no pós-operatório.

Após o procedimento, o paciente passa por mudanças significativas, tanto no processo de digestão quanto na absorção de nutrientes. Essas mudanças podem resultar em deficiências nutricionais, o que torna a suplementação essencial para manter a saúde e evitar complicações.

Como explica a Dra. Margaretth Arruda, nutricionista e gestora geral do Instituto Sallet, entre os nutrientes mais importantes para os pacientes bariátricos estão as proteínas, vitaminas e minerais, como ferro, cálcio, vitamina D, B12 e zinco.

A ingestão adequada de proteínas, por exemplo, é fundamental para a recuperação e a manutenção da massa muscular após a cirurgia. No entanto, muitos pacientes têm dificuldade em atingir as quantidades necessárias apenas com uma alimentação sólida.

Além das proteínas, a suplementação de vitaminas e minerais também é fundamental no pós-operatório bariátrico. A absorção de nutrientes pode ser comprometida pela redução do estômago e do intestino, tornando suplementos multivitamínicos específicos uma necessidade diária para prevenir deficiências que podem levar a problemas como anemia, osteoporose e fadiga.

“É fundamental que os pacientes bariátricos sejam acompanhados por profissionais de saúde, como médicos e nutricionistas, para que suas necessidades nutricionais sejam atendidas de forma individualizada. Cada pessoa tem um metabolismo e uma resposta diferente à cirurgia; por isso, a escolha dos suplementos deve ser personalizada e baseada nas carências específicas de cada um”, explica a especialista.

O Instituto Sallet, gerido pela Dra. Margaretth, foi fundado em 1999 pelo Dr. José Afonso Sallet, e é especializado no tratamento de obesidade, doenças metabólicas e distúrbios do trato digestório. Como uma referência na área, já realizou mais de 24 mil procedimentos cirúrgicos bariátricos e metabólicos por via laparoscópica.

Por isso, além de uma equipe multidisciplinar, e preocupados com a saúde integral de seus pacientes, o Instituto Sallet tem uma linha de suplementos exclusiva (whey protein e polivitamínico), a ST Health, para garantir a nutrição adequada e a qualidade de vida dos pacientes após a cirurgia bariátrica.

“A suplementação adequada é uma parte essencial do cuidado pós-cirúrgico de pacientes bariátricos, garantindo que a perda de peso ocorra de maneira saudável e sustentável. Nesse contexto, o whey protein e o polivitamínico se tornam ferramentas valiosas. O whey protein fornece proteínas de alta qualidade de forma prática e com rápida absorção, enquanto as vitaminas ajudam a garantir que o corpo receba os nutrientes necessários para a cicatrização e a preservação da massa magra”, finaliza a Dra. Margaretth, idealizadora da marca e dos produtos da ST Health.

Instituto Sallet: Fundado em 1999 pelo Dr. José Afonso Sallet, o Instituto de Medicina Sallet se destaca pelo compromisso com a qualidade no atendimento aos seus pacientes. Especializado no tratamento de obesidade, doenças metabólicas e distúrbios do trato digestório, o Instituto é uma referência consolidada na área, realizando – ao longo de 24 anos de história – mais de 24 mil procedimentos cirúrgicos bariátricos e metabólicos por via laparoscópica.

Dra. Margaretth Arruda

A Dra. Margaretth Arruda é graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Humana pela mesma instituição. Ela é especialista em Obesidade pelo FAPES/SP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, atuando na COESAS (Comissão das Especialidades Associadas da SBCBM). Além disso, colaborou no livro do Dr. Sallet, intitulado “The Intragastric Balloon – Endoluminal Therapy for the Treatment of Obesity and Metabolic Disease: Guidelines for the Intragastric Balloon” (O Expresso Gráfica e Editora, 2009). Desde 2005, a Dra. Margaretth atua na avaliação e acompanhamento de pacientes no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica. Ela é Care Specialist em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, conferido pelo Surgical Review Corporation (SRC®), e atualmente é gestora geral do Instituto de Medicina Sallet.

Compartilhe:

MAIS LIDAS