Foto: Freepik
Exercício físico é um dos fatores que mais contribui para ter uma boa saúde cardiovascular
Um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), divulgado pela revista científica Sports Medicine Open, mostrou que a prática regular de exercício físico desde a infância traz benefícios permanentes para o coração durante toda a vida. O exercício físico, como se sabe, é um dos maiores pilares da saúde integral, sendo recomendado para a prevenção de várias doenças e cuidados com a saúde em geral. Mas a prática de exercícios físicos tem um papel ainda mais especial no fortalecimento da função cardiovascular. “Fazer exercício regularmente é uma ótima maneira de prevenir problemas cardíacos. A rotina de exercícios melhor a circulação, fortalece o coração e ajuda a controlar a pressão alta, o colesterol e o peso”, explica Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.
O estudo analisou voluntários, com média de 40 anos, que relataram seu histórico de prática esportiva e passaram por testes para avaliar a modulação autonômica cardíaca. Os voluntários usaram sensores para monitorar os batimentos cardíacos e um acelerômetro preso à cintura, por uma semana, para medir a atividade física. Os resultados mostraram que aqueles que praticaram esportes desde a infância ou adolescência, apresentaram melhores indicadores de modulação autonômica cardíaca e parassimpática, independentemente do nível de atividade física atual.
Entre as formas de cuidar da saúde cardiovascular, estão manter uma alimentação saudável, controlar o consumo de gordura, sódio e açúcares; controlar o estresse; noites bem dormidas com sono de qualidade; evitar o consumo de cigarro e álcool; e realizar check-ups médicos regulares.