25 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Presentes artesanais transformam migrantes e refugiados em empreendedores

Artistas migrantes e refugiados, que foram obrigados a deixar sua terra Natal, têm na arte o empreendedorismo comunitário e a sustentabilidade de diversas famílias no Brasil. Como meio de subsistência, eles desenvolveram habilidades e passaram a produzir uma variedade de produtos, como roupas, acessórios, decoração, alimentos e bebidas.

“Não são apenas produtos, mas histórias de superação e esperança. Essas pessoas enfrentam desafios enormes e estão construindo uma nova vida no Brasil. Com o apoio da sociedade, elas têm a oportunidade de prosperar e contribuir para a economia local”, reforça Angela Karinne Mota, gerente de projetos da Visão Mundial, organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos.

A Visão Mundial, ao longo de 2023, por meio do projeto ‘Ven, Tú Puedes!’, realizou cursos de empreendedorismo para 1.212 pessoas e apoiou 500 com auxílio de capital, para ajudar a desenvolver os micronegócios. “O objetivo é fortalecer os empreendimentos de pessoas em situação de vulnerabilidade. Queremos apoiá-las para que elas possam desenvolver suas ideias e serviços”, destaca Angela. 

Nurelkis, venezuelana que veio ao Brasil, abriu seu negócio durante a pandemia, inicialmente trabalhando apenas com comida típica de Natal da Venezuela e depois conseguiu ampliar para salgados típicos. “Conheci o projeto da ONG e resolvi fazer o curso para adquirir mais conhecimentos sobre empreendedorismo, possibilitando assim o crescimento do meu empreendimento e transformá-lo em uma empresa”, conta.  “Agora, tenho uma melhor administração do meu negócio, adquiri mais conhecimentos em marketing, divulgação e estratégias para atrair mais clientes. Tenho um foco maior no que me propus a fazer e, aos poucos, tenho conseguido obter mais recursos, o que antes achava difícil devido à falta de habilidades”, conclui.

Para conhecer a história por trás de cada empreendedor e adquirir os presentes artesanais que podem gerar um impacto bastante positivo para os artistas migrantes e refugiados, acesse o site da Visão Mundial.

Sobre o projeto

O projeto ‘Ven, Tú Puedes!’ é uma das respostas da ONG Visão Mundial ao contexto migratório da Venezuela. Em operação nos estados de Roraima, Amazonas e São Paulo, tem como objetivo principal prover integração segura e soluções duradouras para migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, com ações em três eixos: Empregabilidade, Empreendedorismo e Proteção.

Financiado pelo Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos, desde 2019, o projeto tem se consolidado como uma iniciativa essencial para a geração de oportunidade, meios de vida, dignidade e inclusão socioeconômica de populações vulneráveis.

Entre os serviços oferecidos, destacam-se os cursos de língua portuguesa, ações de capacitação profissional, com apoio na emissão da carteira de trabalho digital, busca de vagas formais junto ao setor privado, banco de talentos, acompanhamento de entrevistas, sensibilização para inclusão no ambiente de trabalho, curso de empreendedorismo e apoio a pequenos negócios de migrantes e refugiados, além de apoio a interiorização pela modalidade de vaga de emprego sinalizada.

Sobre a Visão Mundial

A Visão Mundial é uma organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos. Presente em mais de 90 países, a organização trabalha para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, com foco na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A Visão Mundial atua em parceria com famílias, comunidades, governos e outras organizações para criar um ambiente seguro e saudável para que as crianças possam crescer, aprender e se desenvolver. Saiba mais em www.visaomundial.org.br.

Compartilhe:

MAIS LIDAS