25 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Primeira plataforma de tradução simultânea se prepara para internacionalização

Foto: Freepik

Tontongue, startup de tecnologia para intérpretes, inicia a expansão de seu marketplace para Brisbane, na Austrália, com expectativas de alcançar o mercado asiático

Trabalhar em conferências importantes sem sair de casa. É essa a proposta da Tontongue, primeira plataforma de marketplace de tradução simultânea no país, que, agora, se prepara para lançar a sua solução na Austrália. Somente neste ano, ela foi responsável pela comunicação eficiente de seis eventos, incluindo Rio2C, MIGS e Pneumo In Rio, além de contar com 15 orçamentos em espera, um deles, em Miami.

Fundada em 2021, A Tontongue é uma plataforma de tradução simultânea remota, que permite que os produtores de eventos contratem intérpretes de qualquer lugar do mundo e eliminem a necessidade de investir em cabines e headsets, tornando a operação 60% mais barata que o formato convencional. Em dois anos, a startup gerou renda para mais de 100 profissionais multilíngues no Brasil, que ainda recebem aulas e mentorias de especialistas no processo de contratação.

“Por ser profissional de tecnologia digital, já passei por muitas conferências globais que compartilhavam a mesma dor: a dificuldade de comunicação em outros idiomas. Desde então, venho demonstrando como o Brasil pode revolucionar o mercado de tradução e eventos para o mundo todo”, explica Eduardo Barbato, CEO e fundador da Tontongue. 

Barbato desembarcou na AUS com o Global Talent Visa, raro visto emitido pelo governo Australiano.

E as vantagens vão além do custo-benefício. Com a plataforma, os profissionais multilíngues podem não apenas escolher seus horários e a quantidade de eventos do dia, como também registrar toda a sua jornada de trabalho. Além disso, a Tontongue ainda permite que a audiência transite por até três intérpretes em cada conferência, com o poder de classificá-los com até cinco estrelas a depender de suas habilidades de comunicação.

Um momento favorável de expansão

Na Austrália, a Tontongue terá a sua empresa no The Precint, espaço de coworking de inovação sediado em Brisbane, no estado de Queensland. Com o lançamento, a expectativa é que a startup também atenda demandas no mercado asiático e, aos poucos, represente o grande potencial de internacionalização do empreendedorismo brasileiro.

A expansão surge em um momento oportuno. Segundo Stirling Hinchliffe, Ministro do Turismo da Austrália, os eventos sediados na Austrália, no primeiro semestre de 2021, geraram cerca de US$ 215 milhões para o país, que aproveita o setor para reconstruir a indústria de turismo após a pandemia. Portanto, aproveitando a oportunidade de se estabelecer em um setor que, além de movimentar a economia da Austrália, ajuda a restabelecer a chegada de visitantes, Barbato não tem dúvidas de que a Tontongue se tornará uma forte aliada do mercado de eventos no país.

“A pandemia abalou o mercado de eventos em todo o mundo, acelerando a adoção de soluções digitais. Mas, com a Tontongue, queremos levar a mesma inovação eficiente e econômica, que tanto nos ajuda a sediar eventos no Brasil, para um mercado que precisa de apoio para se recuperar. Estamos entusiasmados com nossa expansão e a ideia é continuar revolucionando a indústria de tradução”, conclui Barbato.

Sobre a Tontongue:

A Tontongue é uma startup brasileira de tecnologia para intérpretes, fundada em 2021, que desenvolveu a primeira plataforma de marketplace de tradução simultânea do país. Com o objetivo de democratizar o acesso à comunicação global, a empresa conecta intérpretes multilíngues a produtores de eventos, oferecendo uma solução remota, econômica e eficiente para a tradução simultânea. A Tontongue já atendeu a mais de 100 eventos, gerando renda para profissionais em todo o Brasil. Em 2023, a startup expandiu suas operações para a Austrália, visando atender ao mercado asiático. Para mais informações, acesse: www.tontongue.com.br

Compartilhe:

MAIS LIDAS