28 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Projeto da Bahia capaz de reduzir a poluição da água conquista vaga na maior feira internacional de ciências

Estudante de Camaçari (BA) concorre com um projeto de carvão vegetal ativado, à base de mata-fome, capaz de diminuir a poluição da água.

A população de Camaçari (BA), região metropolitana de Salvador, convive com sérios problemas causados pela poluição, sobretudo em suas águas, por se tratar de um importante polo industrial do país. Um aluno do Instituto Federal da Bahia encontrou uma forma simples e barata de despoluir parcialmente a água contaminada: carvão vegetal ativado de mata-fome. Por esse feito, seu projeto foi selecionado pela 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) para participar da International Science and Engineering Fair (ISEF) – a maior feira de ciências e engenharia do mundo, que acontecerá nos Estados Unidos, de 14 e 19 de maio.

O projeto é de autoria de Caio Nunes Santana. A partir da carbonização das cascas da mata-fome, uma planta abundante no litoral nordestino, Caio produziu um carvão vegetal ativado que se mostrou capaz de remover 97% de todo azul de metileno da água – um corante sintético muito utilizado em toda a indústria têxtil que possui propriedades cancerígenas e é nocivo para a biodiversidade marinha.

Segundo ele, a eficácia obtida (98%) é praticamente a mesma dos carvões vegetais ativados de uso comercial, feitos com madeira de reflorestamento, mas o custo é significativamente menor, pois o que afeta o preço é a matéria-prima. Por conta de sua estrutura física porosa, carvões desse tipo retêm compostos líquidos ou gasosos em sua superfície em um processo chamado de adsorção.

*****************

Sobre a Regeneron ISEF:

A Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira de ciências anual nos Estados Unidos, organizada pela Society for Science. O evento reúne mais de 1.700 estudantes de cerca de 70 países, que competem na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, que juntos perfazem um total US$ 9 milhões em premiações. A delegação brasileira é composta, no total, por 25 estudantes. Doze deles foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e os demais pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS). Na edição anterior da ISEF, o Brasil foi o 10º país mais premiado, ISEF, com oito prêmios e uma menção honrosa.

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Na feira, são selecionados todos os anos nove projetos para participar da ISEF.

Compartilhe:

MAIS LIDAS