Ação impacta cerca de dois mil alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública da cidade
A partir do dia 03 de abril, professores e alunos da rede municipal de Salvador, na Bahia, participam do Programa de Inovação e Empreendedorismo, que visa prepará-los para enfrentar as mudanças mundiais do mercado de trabalho. O projeto é patrocinado pelo Nubank, uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, e idealizado pela NTICS Projetos que, há 20 anos, realiza ações culturais e socioambientais.
Com as constantes mudanças no mercado de trabalho nos últimos anos, faz-se necessário preparar as novas gerações para se manterem competitivas, desenvolvendo ações práticas que facilitem a entrada desses jovens em um cenário cada vez mais dominado por novos comportamentos e pela tecnologia. “O objetivo do projeto é apresentar à nova geração, que em breve estará no mercado de trabalho, quais serão as habilidades necessárias em um futuro próximo e mostrar como eles podem construir negócios mais adaptados e alinhados com o desenvolvimento sustentável”, diz Igor Furniel, CEO da NTICS Projetos.
Estruturado em quatro oficinas, o programa terá ações virtuais e presenciais, começando com workshops online que visam a formação de 100 professores, onde devem trabalhar com temas como Design Thinking, Inovação, Criatividade, entre outros. No mês de abril, os alunos terão um evento presencial de abertura, no qual além de conhecer as etapas do projeto, terão a primeira oficina sobre a evolução do mercado de trabalho.
O projeto ainda vai desenvolver mais três oficinas presenciais entre abril e junho, com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, atingindo cerca de mil alunos por cidade alunos por cidade, nos temas de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Ao final do projeto, os alunos serão convidados a participar da Feira de Ideias, onde devem desenvolver um projeto em equipe, orientados por um professor, desenvolvendo uma ideia de negócio a partir do que aprenderam. As propostas serão avaliadas e os responsáveis pelo projeto de maior destaque receberão um Tablet por pessoa, incluindo o professor orientador do projeto. Além disso, tanto alunos, quanto professores recebem uma certificação pela participação.