01 de abril de 2025

Search
Close this search box.

Projeto educacional do DF recebe Selo ODS Educação

Crédito: Divulgação

O Projeto Escolas Inovadoras ganhou a premiação pelo trabalho feito junto ao CEF 11 de Taguatinga. No Brasil, apenas 74 instituições foram certificadas

No próximo dia 20, o Projeto Escolas Inovadoras recebe o Selo ODS Educação no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, pela sua atuação em escolas da rede pública do Distrito Federal.

De acordo com o professor Renato Brito, pesquisador-chefe do projeto Escolas Inovadoras, “tudo começa com o desafio por uma escola pública de qualidade, capaz de integrar inovação, inclusão e a participação ativa da comunidade. Esse tem sido o foco de docentes, gestores e instituições comprometidos com o desenvolvimento integral dos estudantes. E foi justamente com esse pensamento que o projeto iniciou sua atuação junto ao CEF (Centro de Ensino Fundamental) 11 de Taguatinga”, explica.

No ano passado, a unidade escolar passou por reformas estruturais e adotou um novo modelo de gestão, oferecendo melhores condições para o ensino-aprendizagem e à formação de professores especializados em práticas inovadoras. O resultado alcançado foi criar um ambiente mais acolhedor e alinhado às demandas contemporâneas da educação. Em 2025 serão entregues novos espaços físicos para implementação de práticas pedagógicas.

“A partir de uma abordagem moderna e articulada com o contexto social, o projeto busca ressignificar o papel da escola, promovendo um ambiente que estimula a colaboração, a sustentabilidade e o progresso acadêmico. Essa transformação já reflete positivamente em indicadores como a frequência escolar e a taxa de conclusão dos anos finais do ensino fundamental. complementa Renato Brito, lembrando que “com o projeto, o futuro da educação ganha um novo significado, no qual inovação, inclusão e sustentabilidade caminham juntas”.

Selo ODS Educação – O Selo ODS Educação é um marco que simboliza o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. Essa certificação valida o impacto social e ambiental da iniciativa, alinhada à Agenda 2030 da ONU, que visa a transformar o mundo até 2030.

O professor Renato Brito enfatiza que o selo é uma conquista de grande significado. “Receber o Selo ODS Educação é um reconhecimento público do esforço em construir um futuro melhor. Ele demonstra que estamos fazendo a diferença e gerando impacto positivo na sociedade”, ressalta.

O Selo ODS Educação, promovido pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030 e UNB 2030, representa um passo decisivo para consolidar a transformação da educação pública no DF.

Escolas Inovadoras – Vale destacar que o Projeto Escolas Inovadoras é uma iniciativa da Universidade Católica de Brasília – financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e implementada em conjunto com a Secretaria de Educação do DF (SEEDF).

Compartilhe:

MAIS LIDAS