19 de setembro de 2024

Search
Close this search box.

Projeto Escolas Climáticas promove expedição formativa para professores da rede pública de Belém

Organização Mandí e Laboratório da Cidade realizam atividade formativa sobre educação climática

Seguindo a programação do projeto Escolas Climáticas, a Organização Mandí, em parceria com o Laboratório da Cidade, realiza neste sábado (21/09) mais uma expedição pelo rio Tucunduba, dessa vez com professores da rede pública de Belém. O objetivo da formação é mostrar a metodologia “bacia escola”, que transforma a bacia hidrográfica em um campo de estudo dinâmico, promovendo a educação ambiental crítica e o cuidado com os recursos hídricos.

O projeto Escolas Climáticas complementa essa abordagem com um itinerário formativo de três encontros, onde educadores vivenciam a expedição e desenvolvem suas próprias intervenções, estimulando reflexões e práticas sustentáveis para a comunidade. Este é o primeiro dos três encontros previstos para os professores.

“Queremos que eles vejam como essa abordagem pode ser interessante e aplicável em suas próprias realidades, adaptando-a aos seus contextos e linguagens hidrográficas. Assim, buscamos inspirá-los a incorporar essa nova forma de ensino em suas práticas”, explica Alan Batista, Assessor de Educação da Mandí.

A expedição segue desde a nascente do rio, no bairro do Marco, até a foz do Tucunduba, na Universidade Federal do Pará.

PROJETO ESCOLAS CLIMÁTICAS

O projeto Escolas Climáticas, uma parceria da Mandí com o Laboratório da Cidade, tem como objetivo fornecer à comunidade escolar ferramentas e conhecimentos para compreender a extensão e a dinâmica do debate sobre a influência humana e as mudanças climáticas. A iniciativa busca promover maior conscientização e engajamento entre os participantes, incentivando-os a serem agentes ativos na promoção de práticas sustentáveis e protagonistas na busca de soluções para problemas climáticos, buscando novas soluções climáticas a partir de suas vivências na Amazônia Urbana.

SOBRE O LABORATÓRIO DA CIDADE

Fundado em 2017, o Laboratório da Cidade é uma organização sem fins lucrativos com sede em Belém, Pará, que promove o desenvolvimento de cidades democráticas, sustentáveis e adaptadas às mudanças climáticas. Atuando como um think tank e do tank, a organização valoriza a participação comunitária e a colaboração entre diversos atores sociais para criar soluções urbanas inovadoras. Seus projetos abordam temas como direito à cidade, urbanismo colaborativo, mobilidade urbana, habitação social e resiliência climática, com um foco especial nas cidades da Amazônia. O Laboratório da Cidade busca catalisar mudanças para tornar os espaços urbanos mais justos e sustentáveis, convidando a sociedade a participar desse movimento.

SOBRE A MANDÍ

A jornada da Mandí começou em 2016 como o coletivo “Ame o Tucunduba” – a partir da iniciativa colaborativa de jovens mulheres, em sua maioria não brancas, da Região Metropolitana de Belém. Buscando incentivar a participação social na gestão das águas da cidade, a organização ofereceu formações voltadas para as juventudes periféricas e engajou aproximadamente 938 pessoas em projetos e eventos nos primeiros anos de atuação.

A partir de 2022, a organização passou a se chamar Mandí, uma ONG da sociedade civil gerida majoritariamente por mulheres, que, a partir das águas amazônicas, convida as pessoas a imaginar outros futuros para as cidades. A Organização Mandí está comprometida em capacitar os estudantes com o conhecimento e as habilidades necessárias para liderar o caminho em suas comunidades, contribuindo para um futuro mais sustentável e resiliente.

Serviço

Escolas Climáticas – Expedição Tucunduba

Data: 21 de setembro de 2024 (sábado)

Horário: 08h às 12h

Compartilhe:

MAIS LIDAS