21 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Projeto fará recuperação de matas nativas no oeste paulista

Assinatura pelo Dr. Adílson Eduardo Guelfi / Crédito: Homéro Ferreira

Start foi dado com a dispersão de 2 milhões de sementes de árvores nativas e próximas ações terão mais parceiros envolvidos

Termo de compromisso estabelece ações em regime de cooperação entre a Unoeste, 3ª Companhia da Polícia Ambiental e parceiros para dispersão de sementes de árvores nativas para recuperação dos biomas Mata Atlântica e Cerrado em Prudente e região.

O documento foi assinado na quinta-feira (26) no Auditório Azaleia no campus 2 da Unoeste, em cerimônia do 22º Encontro Anual de Extensão (Enaext), um dos eventos do Enepe 2024 – o 29º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Conforme foi exposto, o projeto busca promover a educação ambiental e contribuir para a recuperação das reservas naturais, reforçando o compromisso da universidade com a sustentabilidade.

A dispersão das sementes encapsuladas em bombas de argila será pelo helicóptero Águia da Polícia Militar, como ocorreu em 23 de setembro deste ano, quando do evento Chamada Ecológica com a “chuva” de 2 milhões de sementes em matas de Prudente.

Grandes momentos

Também foi exposto que o importante projeto será realizado em dois grandes momentos. Um deles: no Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho, com o evento ODS em Ação: Juntos pelo Meio Ambiente.

O outro: Dia da Árvore, em setembro, durante a Chamada Ecológica. Serão ações de união de esforços para plantar sementes de um futuro mais verde, mais saudável e sustentável para as próximas gerações.

O termo de compromisso de cooperação foi assinado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi; pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste e tenente Nielson André Lopes da Silva Morata.

Dezenas de escolas

Junto com a Unoeste e Polícia Ambiental, cuja companhia tem o comando do capitão Júlio Cesar Cacciari, estão escolas públicas de Presidente Prudente, Taciba e Álvares Machado (distrito de Coronel Goulart).

Também são parceiras as escolas da Diretoria de Ensino da região de Mirante, dos municípios de Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, Estrela do Norte, Narandiba, Sandovalina, Tarabai, Euclides da Cunha Paulista e Rosana.

São 29 escolas vinculadas à referida Diretoria e que estão inseridas no Programa Educa Pontal, mantido em parceria com a Unoeste, lançado no 17º Encontro Anual de Extensão (Enaext), em 2019, e que está em prática desde 2020.

Expressiva participação

O projeto das sementes envolve faculdades e vários cursos de graduação e pós-graduação, cujos diretores e coordenadores testemunharam a assinatura do compromisso, juntamente com parceiros de ONGs e de empresas.

A elaboração do projeto envolveu a coordenadora geral de ações extensivas professora Cidinha Martines e equipe da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). O Enepe 2024 ocorreu de 21 a 24 de outubro, na semana passada.

Foram mais de 2,7 mil inscritos de 140 instituições de 21 estados brasileiros, com apresentações de mais de 1,1 mil trabalhos. Dados da avaliação interna serão conhecidos no começo do próximo ano, quando ocorrer a primeira reunião para o Enepe 2025.

Compartilhe:

MAIS LIDAS