Foto: Divulgação / JA Bahia
Programa da JA Bahia em parceria com o Instituto Sabin vai impactar mais de 180 jovens
Com o propósito de orientar jovens em situação de vulnerabilidade social sobre educação financeira e prepará-los para o mercado de trabalho, a Junior Achievement Bahia (JA Bahia), em parceria com o Instituto Sabin, vai promover uma Trilha de Aprendizado por meio dos programas “Meu Dinheiro, Meu Negócio” e “Conectado Com o Amanhã”. A ação vai impactar diretamente mais de 180 assistidos da Associação Emília Machado da Bahia – AEMBA, no bairro de Marechal Rondon, e do Instituto Beneficente Conceição Macedo – IBCM, projeto com sede na FTC Paralela. As ações iniciaram no mês de abril e irão até o final de maio.
O objetivo da iniciativa conjunta, de acordo com o coordenador de projetos da JA Bahia, Vinícius Santos, é preparar os jovens para o futuro, seja como empreendedores ou profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “Ao compreenderem conceitos como orçamento, economia e empreendedorismo, os jovens são capacitados a evitar armadilhas financeiras e a buscar oportunidades de crescimento econômico. Essa ação não se encerra em sua capacitação individual. Eles serão multiplicadores, podendo gerar impacto positivo em suas comunidades e promover o desenvolvimento social de forma sustentável e inclusiva”, aponta.
Para Ana Carolina Cruz, líder de Impacto do Instituto Sabin, a parceria entre as empresas tem permitido a realização de um trabalho significativo na formação de jovens empreendedores, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo social. “Nossa expectativa é que esses jovens que participam das trilhas de aprendizado possam contribuir para o desenvolvimento de negócios de impacto social mais sustentáveis, ao passo que suas ações se tornem mais eficazes e qualificadas”, diz. Gerente executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso complementa que o apoio a Junior Achievement está alinhado com um dos eixos estratégicos do Instituto, que é a promoção do fortalecimento de ecossistemas e organizações de impacto social. “Através do trabalho desenvolvido pela JA, com sua atuação voltada a jovens e futuros empreendedores, esperamos promover o empreendedorismo social como meio de impacto positivo nas comunidades em que vivem”, finaliza.
Sobre a JA Bahia
Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement, fundada em 1919, estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”. A cada ano, a rede da
JA Worldwide, indicada ao Prêmio Nobel Da Paz 2023, mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há 39 anos no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.
Na Bahia, há 18 anos, são cerca de 90 mil jovens beneficiados, cerca de cinco mil voluntários, mais de 470 escolas parceiras e mais de 50 empresas parceiras. A JA Bahia atua no estado com atendendo alunos do ensino fundamental e médio com programas que abordam conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e preparação para o jovem no mercado de trabalho. Para conhecer sobre os programas e como fazer parte, acesse basta acessar jabrasil.org.br/ba e as redes sociais jabahia.
Sobre o Instituto Sabin Há 19 anos o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Organizado como uma OSCIP, com sede em Brasília e atuando em 15 estados, além do DF, o instituto tem a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social. O Instituto já beneficiou mais de 1,6 milhões de pessoas, investiu mais de R$61 milhões em iniciativas de impacto social, doou mais de 749 mil exames a pessoas em situação de vulnerabilidade social e beneficiou mais de 1257 organizações com propósito social.