Renato Paquet (Recicla Latas) e Roberto Rocha (ANCAT) / Foto: Divulgação Recicla Latas
Parceria visa desenvolver o setor, por meio de ações, programas e projetos que visam a melhoria da gestão, condições de saúde e segurança em cooperativas
Depois de alcançar o índice histórico de 100% das latas de alumínio recicladas em 2022, o Brasil deu mais um passo importante para a promoção da economia verde. A Recicla Latas, Entidade Gestora do Programa de Aperfeiçoamento do Sistema de Logística Reversa da Lata de Alumínio para Bebidas, e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) celebraram um acordo de cooperação com o objetivo de promover a economia circular de embalagens em geral e impulsionar a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis. A celebração do contrato foi realizada no dia 21 de dezembro, durante o segundo dia da Expocatadores 2023, realizada em Brasília e tem vigência de 12 meses.
“O acordo reflete o compromisso conjunto das organizações em fortalecer a gestão, condições de saúde, segurança e relações com parceiros e colaboradores nas cooperativas de reciclagem” explicou Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas, que ainda completou “A parceria visa implementar ações, programas, projetos e atividades complementares para incentivar a economia circular, alinhando-se às premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”.
Dentre os principais objetivos do acordo entre as entidades destacam-se: o fortalecimento da comunicação que visa auxiliar na educação ambiental da população com ênfase na economia circular; a inclusão dos catadores autônomos em projetos voltados para a coleta de embalagens pós-consumo em centro urbanos, fomento à economia circular, iniciativas associadas à este setor, com participação prioritária de cooperativas ou entidades associativas de catadores de material reciclável; e fortalecimento da digitalização das cooperativas de catadores para aprimorar a eficiência e gestão das mesmas.
Desenvolvimento do setor em conjunto
O acordo de parceria entre Ancat e Recicla Latas faz com que o setor tenha ainda mais força para se desenvolver, de acordo com Paquet. “Juntaremos, ainda mais, nossos esforços para melhoria da gestão, condições de saúde, segurança e das relações com os parceiros e colaboradores no dia a dia das cooperativas”.
Dentre as ações previstas nessa cooperação das entidades estão: desenvolvimento de projetos de pesquisa, assessoria técnica, ações de capacitação, organização conjunta de eventos técnicos, científicos e culturais, além de intercâmbio de informações e organização conjunta de publicações técnicas.
Sobre a Recicla Latas
Instituída em julho de 2021, é a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de reciclagem das latas de alumínio para bebidas no Brasil. Compromissos-chaves:
- Garantir a manutenção do índice de reciclagem da latinha em patamar de 95%;
- Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia da lata de alumínio;
- Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
- Promover campanhas de educação ambiental junto à população.