Foto: Freepik
Especialista da Geekie ressalta que o apoio dos docentes, familiares, colegas e da tecnologia é indispensável nesta última etapa do semestre
Com o fim do ano letivo se aproximando, muitos estudantes enfrentam a pressão das provas finais e a necessidade de recuperar notas. Por isso, o bom desempenho nestas últimas avaliações depende de uma abordagem estratégica para os estudos, que envolve diversos elementos.
Para Carolina Brant, gerente pedagógica da Geekie, principal plataforma de aprendizagem personalizada para o setor de educação básica baseada em inteligência de dados, os educadores são fundamentais nesse processo. “Além de compreender questões comuns dos jovens, que podem influenciar no modo como tratam a reta final do semestre, os professores e as equipes pedagógicas precisam saber como agir quando os estudantes demonstram dificuldade em lidar com a organização e os processos avaliativos”, diz.
Competências socioemocionais
Durante períodos de maior pressão para estudantes, é fundamental que educadores adotem estratégias que os auxiliem a lidar com esses desafios. O desenvolvimento de competências socioemocionais é uma abordagem essencial para esse suporte. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essas competências incluem autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.
De acordo com Carolina, todas podem ser trabalhadas em classe. “As competências socioemocionais auxiliam os estudantes a definir metas, fazer escolhas de forma mais consciente e ter um maior equilíbrio emocional, resiliência e controle do estresse. Portanto, eles precisam da oportunidade de falar sobre suas dúvidas, angústias e incertezas, trocar informações e experiências e receber a orientação e o apoio necessários da escola”, afirma.
Muitas instituições de ensino também buscam desenvolver estudantes com competências socioemocionais integrando o ambiente escolar, principalmente ao potencializar o papel de pais, mães e responsáveis. Algumas realizam, por exemplo, palestras, reuniões e até indicam leituras e vídeos para mostrar à família a importância do suporte deles em determinados períodos letivos.
“Temas como o tempo dedicado aos estudos, ao lazer e ao descanso devem ser constantemente discutidos entre o(a) responsável pelo aluno(a), o(a) próprio aluno(a) e a escola, justamente para que o(a) jovem consiga ter a autonomia necessária para lidar com os desafios escolares”, reforça a educadora.
Auxílio da tecnologia
Outro fator importante para os estudantes que precisam recuperar notas é o desenvolvimento de um plano de estudos personalizado, o que é amplamente impulsionado pela tecnologia. Hoje, há plataformas que combinam o algoritmo de recomendação de exercícios baseados tanto nas dificuldades dos alunos quanto no planejamento curricular da escola.
Além disso, muitas dessas ferramentas também melhoram a comunicação dentro do ambiente escolar. Dessa forma, os responsáveis e os professores podem acompanhar com transparência a rotina de preparação dos jovens, gerando feedbacks em tempo real que contribuem para atender às suas necessidades de aprendizagem.
Brant explica que tecnologias, como o Geekie One, desenvolvida pela Geekie, podem ser utilizadas para atender às necessidades e desafios dos estudantes. “A tecnologia utiliza avaliações contínuas para ajustar as ações e recomendações ao estudante, considerando sua faixa etária e oferecendo estratégias e atividades diversificadas. Dessa forma, ele(a) pode focar exatamente no que precisa estudar para melhorar suas notas”, conclui.
Sobre a Geekie
A Geekie é referência em material didático inteligente, que se adapta às necessidades de toda comunidade escolar, combinando recursos físicos e digitais para proporcionar uma aprendizagem personalizada. Parte do Grupo Arco, a empresa foi fundada em 2011 e oferece uma gama completa de serviços educacionais, que incluem materiais didáticos, testes para vestibulares, consultoria pedagógica e apoio de marketing. Desde o seu início, a companhia já impactou mais de 12 milhões de alunos do ensino básico (infantil ao ensino médio) e está presente em mais de 630 escolas em todo o país. Atualmente, mais de 130 mil estudantes utilizam produtos como o Geekie Teste e Geekie One. A Geekie foi destacada entre as seis tecnologias mais inovadoras do mundo pelo WISE Awards em 2016.