22 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Ribeirão Preto recebe reconhecimento como “Cidade Amiga Das Abelhas”

Foto: Freepik

ONG Bee or not to be e Apis Flora reúnem, em solenidade honrosa, pesquisadores da USP, autoridades, startups, entidades do setor e da educação em noite de homenagens e apresentações de dança e da orquestra sinfônica da cidade

No próximo dia 15 de outubro, às 19 horas, o Theatro Pedro II será palco de um momento histórico para a cidade. Ribeirão Preto será reconhecida como “Cidade Amiga das Abelhas”. A homenagem acontece pelo protagonismo e reconhecimento internacional de mais de 60 anos de trabalhos dedicados à causa das abelhas, além de comemoração à data do Dia Nacional das Abelhas (3 de outubro). O evento é gratuito e aberto ao púbico.

Promovido pela Organização de Proteção às Abelhas Bee or not to be e a empresa Apis Flora, o evento reunirá cientistas, professores, criadores de abelhas, empresários, startups, autoridades e defensores da causa. O objetivo da noite é valorizar personalidades e instituições que contribuem para a preservação e estudo das abelhas. A solenidade também contará com apresentações de dança e música, com a participação especial da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e do Corpo Estável de Balé da Alma.

Durante a cerimônia, será destacada a importância histórica da cidade, que justifica o predicado de “Cidade Amiga das Abelhas”.  Serão diversas homenagens, com destaque ao grupo científico constituído na USP-RP, nos departamentos de Genética e Biologia, representado pelos professores aposentados Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves e Prof. Dr. Ademilson Espencer Egea Soares, e pelo Prof. Dr. David de Jong, atual chefe do departamento de pesquisas com abelhas da USP. 

“As abelhas são os mais importantes polinizadores do planeta, e delas depende o frágil equilíbrio do nosso ecossistema e a produtividade de boa parte das culturas agrícolas. Nos últimos 60 anos, consoante à introdução das abelhas africanas no Brasil, Ribeirão manteve-se na vanguarda dos estudos sobre abelhas no Brasil e na América Latina, vocacionando o desenvolvimento de empresas e instituições deste segmento. Hoje, o país se destaca pela qualidade dos produtos apícolas e pela cadeia produtiva associada. É preciso dar este reconhecimento histórico à cidade, e ao seu protagonismo internacional na apicultura e meliponicultura”, afirma Daniel Malusá Gonçalves, presidente da ONG Bee or not to Be.

Décadas de pesquisa e mais de 700 teses sobre abelhas publicadas consagraram à cidade o pioneirismo nos estudos com produtos apícolas, como o extrato de própolis, que hoje confere à Apis Flora, de RP, a condição de líder no setor e referência nacional e internacional em produtos à base de própolis. Além disto, formou campo fértil para o surgimento de startups de destaque, como a Agrobee, de polinização assistida; a Heborá, de produtos de abelhas nativas sem ferrão; e o Clube do Mel, e-commerce especialista em produtos das abelhas.

“Para nós da Apis Flora, que participamos ativamente do processo de construção da regulamentação e qualificação da própolis junto ao MAPA, é um orgulho ver a evolução e o envolvimento da cidade no universo das abelhas. Ribeirão merece ser destacada por tantas conquistas para a preservação das abelhas e a promoção da apicultura, e este evento é a celebração de todo esse histórico”, afirma Raul Ferreira, CEO da Apis Flora.

O terceiro setor será reconhecido, dentre outros, pelo destaque ao projeto de educação ambiental “Sem Abelha, Sem Alimento”, promovido pela ONG Bee or not to be, que avança em sua 3ª Edição em RP. Em 2024 serão mais de 3 mil alunos, de 23 Escolas Municipais, a terem acesso ao conhecimento sobre importância singular dos polinizadores. Na ocasião, 35 alunos da EMEF Prof.ª Dr.ª Eneida Pereira dos Santos de Aguiar farão uma apresentação cênica especial para o público.

Este evento simboliza o reconhecimento não apenas do valor histórico de Ribeirão Preto no universo das abelhas e manejo apícola, mas também da responsabilidade de continuar preservando esses seres essenciais para o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade futura. Uma cidade que cuida das abelhas cuida do futuro de todos.

SERVIÇO
Sessão Solene e apresentações culturais “Ribeirão Preto – Cidade Amiga das Abelhas”
Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370 – Centro, Ribeirão Preto/SP
Horário: 19h
Entrada gratuita – retirada do convite https://apiflora.co/ribeirao-preto-amiga-das-abelhas

Sobre a ONG Bee or to not to be

Em 2013, o Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, geneticista especialista em melhoramento de abelhas lançou, no Brasil e exterior, a Campanha permanente de Proteção às Abelhas “Sem Abelha, Sem Alimento”. Em 2017 fundou a Organização de Proteção às abelhas Bee Or Not To Be “, uma Associação civil brasileira, sem fins lucrativos, de caráter socioambientalista, que tem por objetivo principal apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da vida de todas as espécies de abelhas, para a conservação do meio ambiente no Brasil e na América Latina.

www.semabelhasemalimento.com.br 
www.beeornottobe.com.br

Sobre a Apis Flora

Fundada em 1982, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Apis Flora é líder no mercado nacional no segmento de própolis, mel e extratos de plantas medicinais (IQVIA/23). A empresa é reconhecida por investir regularmente em pesquisas voltadas ao desenvolvimento do setor no Brasil e para isso conta com parcerias com instituições de pesquisa, universidades e agências de fomento ao desenvolvimento – como USP, UNICAMP, UNESP, FAEPA, CNPq, FAPESP e FINEP. Devido à essas parcerias, soma mais de 30 anos de pesquisa, com mais de 400 pesquisadores envolvidos, mais de 130 estudos publicados e seis patentes, entre elas a do EPP-AF®, um extrato de própolis padronizado e exclusivo que compõe diversos produtos do portfólio da marca, incluindo o PROPOMAX®, utilizado em um estudo inédito no mundo que mostra os benefícios do extrato de própolis para o tratamento da Covid-19. A partir do EPP-AF®, a Apis Flora desenvolveu mais uma solução exclusiva e inovadora: o iCaps – uma tecnologia de microencapsulação, na qual as partículas da própolis são encapsuladas, resultando no extrato de própolis EPP-AF® iCaps. Atualmente, seus produtos estão disponíveis em mais de 30 mil pontos de venda e a marca está presente em todo o Brasil. Possui mais de 100 produtos em seu catálogo e é fornecedora de ingredientes industriais para indústria farmacêutica, de alimentos e de cosméticos. Nos últimos anos, ganhou relevância entre outras empresas do segmento de apiterápicos e alimentos funcionais no mundo. Hoje, exporta para mais de 30 países, entre eles China, Estados Unidos, Japão e França.www.apisflora.com.br

Compartilhe:

MAIS LIDAS