Foto: Freepik
Nutricionista explica maneiras de trocar as comidas açucaradas por opções mais saudáveis
A vontade de comer um docinho sempre surge durante o dia. Geralmente, ela vem após o almoço, na busca pela sobremesa. E não há nada de errado com esse desejo. Porém, algumas pessoas exageram no consumo dos alimentos açucarados, como chocolates, biscoitos, sorvetes, bolos e cookies, afetando a alimentação. Esse hábito, quando não controlado, pode ocasionar problemas de saúde, como explica Meydson Souza, nutricionista e professor do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista.
“O açúcar em excesso é o responsável pelo surgimento de alguns malefícios para o corpo, como ganho de peso, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e cárie. Porém, eles podem ser evitados facilmente por meio da reeducação alimentar, cuidados com a higiene bucal e prática de atividades físicas”.
Para manter a dieta equilibrada, o nutricionista Meydson indica algumas opções de comidas que podem substituir os doces e ajudar as pessoas a lidarem com a vontade incontrolável de consumi-los. “Frutas com um pouco de mel ou maçã cozida com canela dão sensação de saciedade. O mesmo acontece ao ingerir oleaginosas, como nozes e castanhas-do-pará. Uma outra sugestão são as frutas secas, pois elas têm sabor adocicado”.
“Para aqueles que gostam de chocolate e não conseguem conviver com a tentação, o indicado é escolher a versão amarga, 70% cacau, que tem menos açúcar e gordura. Mas isso também não significa que está liberado comer uma barra inteira. É preciso limitar a quantidade”, adiciona.
Fonte: Meydson Gutemberg de Souza – nutricionista – CRN-6 44702