Ágora Tech / Crédito: Juliano Cruz
E como o turismo tem se beneficiado da cultura empreendedora que atrai investidores locais e multinacionais
Maior cidade de Santa Catarina, Joinville figura entre os 25 municípios brasileiros – e o único do estado – com maior participação no Produto Interno Bruto Nacional (PIB), além de ocupar a terceira posição entre as maiores economias do Sul do país. O empreendedorismo está na base cultural da região, ancorado na diversidade de indústrias que abriga com atuação em áreas como metalmecânica, plástico e software, e a presença de cerca de 30 multinacionais, como a BMW, que escolheu o município vizinho de Araquari para a construção de uma fábrica dedicada à produção de automóveis da marca no país.
Nesse cenário, Joinville desponta ainda como polo de inovação refletido na atividade de 180 startups e como destino turístico com atrativos de sobra para conquistar diferentes perfis de viajantes. Não sem razão, entre os muitos “apelidos” é conhecida como Cidade da Inovação e vai contabilizando cases de sucesso originados de investimentos estratégicos do empresariado ou que resultam de parcerias público-privadas.
Exemplo dessa pujança econômica é o Perini Business Park, reconhecido como um dos maiores parques empresariais do Brasil, que se formou graças à série de incentivos e benefícios que atraem investimentos de players de diferentes segmentos e ramos de negócios. São mais de 290 empresas nacionais e multinacionais, que geram uma riqueza anual de R$ 7 bilhões, o que corresponde a 20% do PIB de Joinville e 2% do PIB de Santa Catarina. Parte desse conglomerado compõe o Ágora Tech Park, um ambiente interativo, colaborativo e sustentável desenvolvido para potencializar conexões entre os atores do ecossistema de inovação e tecnologia.
Outro representante de peso na cena econômica de Joinville é a tradicional Opa Bier, responsável pela produção de uma variedade de cervejas premiadas com opções para todos os gostos. É a maior cervejaria da região em capacidade produtiva e sua cerveja é 100% produzida com lúpulos cultivados na fazenda própria. A fábrica produz milhares de litros por ano, sem perder a essência e a personalidade que deram fama e reconhecimento à tradição cervejeira da cidade. Para quem não sabe, Opa significa avô em alemão, e é também é um cumprimento típico nessa região catarinense.
Reflexos para o turismo
A cultura empreendedora que atrai de investidores locais a multinacionais também tem contribuído para o desenvolvimento do turismo local. Projetos como o Ágora Tech Park e parques fabris como o da joinvilense Opa Bier ou do Grupo BMW do Brasil viraram atração turística para quem visita Joinville.
No Ágora Tech Park, por exemplo, as agendas são elaboradas conforme o interesse do visitante e pode levar apenas 45 minutos ou envolver o dia inteiro se o objetivo for estabelecer negócios com as empresas locais.
Já o Parque Opa Bier tem se configurado como atrativo para quem viaja em família ou grupos de amigos e oportunidade de experimentar a famosa cerveja fresquinha, direto de um tanque de 20 mil litros. A visita dura cerca de uma hora e meia e ainda dá para comprar as cervejas, souvenires e outros produtos relacionados à marca.
O tour pela BMW é outra experiência única, que leva o visitante a uma imersão pela marca que é um ícone do setor automotivo em cinco etapas: body shop, que mostra o processo de solda de componentes e a construção da carroceria; assembly, que é a montagem do carro e finalização da produção; primeiros testes de rodagens, realizados por maquinários; experiência do teste com um piloto da BMW; e a finalização, que é quando os carros passam pela linha de qualidade.
SERVIÇO
Perini Business Park e Ágora Tech Park – Mediante agenda, pelo telefone (47) 99932-5727
Opa Bier – Recebe pequenos grupos para visitação semanalmente, mas é preciso ter mais de 18 anos e maior fazer a inscrição pelo site https://opabier.com.br/tour-cervejeiro/
BMW – Os ingressos custam em torno de R$190 e podem ser adquiridos pelo site: https://www.visitabmwgroupbrasil.com.br/
Sobre Joinville (SC) Em 172 anos Joinville passou de uma vila colonizada por imigrantes suíços, alemães e noruegueses à maior cidade de Santa Catarina. Localizada entre a serra e o mar, preserva suas tradições e oferece atrativos turísticos para diferentes perfis de viajantes. As opções incluem roteiros de lazer e entretenimento, ecoturismo e turismo de aventura, cicloturismo, turismo histórico e cultural, rural e náutico. Em termos de estrutura, Joinville conta com um aeroporto bem conectado à malha doméstica, uma rodoviária, e 6,4 mil leitos hoteleiros, além de 893 bares e restaurantes. Com 1,3 mil indústrias, 11 mil estabelecimentos comerciais e um ecossistema de fomento à inovação, o parque fabril é motor para o desenvolvimento do turismo de negócios e eventos. Dá para perceber que Joinville não é só uma cidade. Joinville é muitas cidades em uma só.