Foto: Divulgação
Iniciativas foram divulgadas por Ivan Euler, secretário da Secis Bahia, e por executivos da Orla Brasil
A Prefeitura de Salvador participou, nesta quarta-feira (21), do Encontro Anual da International Cleantech Network (ICN), realizado na Arena Ipanema Hotel, no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo reunir líderes de diversos países envolvidos em projetos de inovação sustentável, como o impacto nas áreas de economia circular, transição energética e tecnologias limpas.
Representando a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), o secretário Ivan Euler levou à conferência as iniciativas da capital baiana voltadas à inovação ambiental urbana e à promoção de cidades mais limpas, sustentáveis e resilientes, junto com Guilherme Borges e Eduardo Sampaio, vice-presidente e diretor regional, respectivamente, da Orla Brasil, plataforma aceleradora de desenvolvimento de orlas e parques urbanos que, recentemente, conquistou a concessão para administrar um trecho da orla de Pituaçu, em Salvador.
Durante o encontro, Salvador apresentou experiências positivas de requalificação da orla marítima, como o projeto Lixo Zero na praia de Pituaçu, intervenções como o plantio de restinga e soluções em curso na cidade, como a busca de resposta para o sombreamento nas praias e estratégias para a redução do lançamento de esgotos em áreas litorâneas, reforçando seu compromisso com a saúde pública, o turismo sustentável e a qualidade ambiental. No fim da apresentação, Salvador promoveu um rico workshop que levantou discussões sobre o que fazer em prol de uma praia mais limpa e sustentável.
Além disso, Salvador levou ao encontro o mais novo projeto do Parque Urbano da Orla de Pituaçu que, após o trabalho de revitalização conduzido pela Prefeitura de Salvador, passa a contar com a iniciativa da Orla Brasil para a implantação de novas opções de lazer, entretenimento e gastronomia no trecho localizado na Avenida Octávio Mangabeira, com 3,5 km de extensão, que inclui as praias da Boca do Rio, dos Artistas, Pituaçu e Patamares. O contrato com a Prefeitura de Salvador foi assinado em 11 de maio, marcando o início de um amplo projeto de transformação da região. A iniciativa contempla ainda ações voltadas ao manejo adequado de resíduos sólidos e à conscientização de frequentadores e comerciantes sobre práticas sustentáveis nas áreas costeiras.
“A participação de Salvador no Encontro da ICN é uma oportunidade de mostrar como a sustentabilidade pode ser uma política pública transformadora. Estamos unindo inovação, gestão ambiental e participação comunitária para transformar nossas praias em modelos de equilíbrio entre uso social e preservação ecológica”, destaca Ivan Euler, secretário da Secis.
A participação da capital baiana no evento foi enriquecida pela presença de Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Brasil, executivo responsável por liderar os projetos estratégicos da empresa, com foco em sustentabilidade, valorização cultural e inovação no setor de turismo e lazer; e por Eduardo Sampaio, diretor regional da Orla Brasil em Salvador.
Com mais de 25 anos de experiência em gestão, marketing e desenvolvimento de negócios, Guilherme é peça-chave na revitalização da orla do Rio de Janeiro por meio da Orla Rio, e agora atua nacionalmente com a missão de transformar orlas e parques urbanos em espaços vivos, acessíveis e conectados à biodiversidade e à cultura local.
Já Eduardo Silveira Sampaio é diretor da Orla Salvador, sendo um dos responsáveis pela gestão do novo Parque Urbano da Orla de Pituaçu. Desde agosto de 2024, lidera esse projeto estratégico de transformação urbana, com foco em valorização turística, social e econômica da orla marítima da cidade. Sua atuação também envolve articulação com órgãos públicos, parceiros privados e a comunidade, visando transformar a orla em um espaço integrado, moderno e sustentável, além da gestão ativa do novo Parque Urbano da Orla de Pituaçu.
“A requalificação da orla, realizada pela Prefeitura, representa um avanço importante na valorização do espaço público e na promoção do bem-estar da população. Nosso objetivo é oferecer uma infraestrutura moderna, segura e acolhedora, que una lazer, esporte, gastronomia e acessibilidade. O projeto contempla 19 quiosques gastronômicos, 15 quiosques de conveniência voltados ao público que busca praticidade, além de 26 áreas esportivas, parques infantis, academias ao ar livre, parque pet e vestiários modernos. Também priorizamos a inclusão, com 70 barracas padronizadas e pontos com cadeiras anfíbias para garantir o acesso à praia para pessoas com mobilidade reduzida. Queremos transformar a orla em um verdadeiro destino de lazer para todos”, destaca Borges.
O encontro promovido pela ICN reuniu representantes de cidades, clusters de tecnologia limpa, instituições de pesquisa e organizações do setor público e privado para discutir soluções urbanas sustentáveis e parcerias estratégicas em prol do meio ambiente. Com foco na colaboração internacional, o evento oferece paineis sobre desafios de inovação, parcerias globais e integração de tecnologias limpas para impulsionar cidades mais verdes e resilientes.