Crédito: Will Recarey / Salvador Bahia Airport
Novembro, 2024 – O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, foi selecionado como finalista em três categorias do Prêmio Jatobá com os projetos “Viagem Azul” e “Ocupa AeroCultural”. As iniciativas, que promovem a inclusão social e a valorização da cultura afro-brasileira, concorrem nas categorias de ESG, Evento de Comunicação e Projeto Especial. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de dezembro.
O projeto Viagem Azul tem como foco proporcionar a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) uma experiência prática e guiada de como é o processo de uma viagem de avião, a fim de reduzir a ansiedade e facilitar suas jornadas futuras no aeroporto. Em parceria com o CRE-TEA, o aeroporto ofereceu um dia de imersão, durante o qual os jovens puderam simular todo o percurso de um passageiro, desde o check-in até o embarque e o acesso ao pátio de aeronaves.
Outro projeto finalista é o Ocupa AeroCultural, uma celebração da cultura afro-brasileira que transforma o aeroporto em palco de expressões artísticas durante o Mês da Consciência Negra. Ao longo de novembro, o terminal é ocupado por eventos culturais que incluem apresentações musicais, oficinas e intervenções artísticas, oferecendo visibilidade a talentos emergentes da cultura negra. “Essas iniciativas têm o objetivo de dar visibilidade e protagonismo aos artistas negros da cidade, amplificando suas vozes e promovendo a produção cultural local. Projetos como esse estão alinhados aos princípios de diversidade e sustentabilidade do nosso Manifesto e a Agenda 2030. Para nós, ser finalista do Prêmio Jatobá com esses projetos é um reconhecimento importante no nosso trabalho em favor da inclusão, da diversidade e da cultura”, destaca Daniela Franco, Gerente de Comunicação da VINCI Airports no Brasil.
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com um investimento de R$ 700 milhões em obras de modernização e ampliação do terminal, aumentou sua capacidade em 50%, atendendo até 15 milhões de passageiros por ano. Além disso, foi reconhecido com o Selo de Diversidade Étnico-Racial pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador em virtude das iniciativas de combate ao racismo institucional. O Salvador Bahia Airport também se destaca como o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, liderando ações de preservação ambiental.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 14 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.