Crédito: Divulgação Salvador Bahia Airport
Março, 2025 – Em celebração ao Mês da Mulher, o Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, realizou uma roda de conversa com o tema “Mulheres em Movimento: Profissionais que estão transformando as competências mais valorizadas nas organizações”. O evento aconteceu na manhã de 28 de março, no auditório do aeroporto, com mediação da mentora organizacional, coach e escritora Gladys Cazumbá. Funcionárias do aeroporto participaram do debate, compartilhando suas histórias e inspirando colegas de trabalho.
A discussão destacou como as mulheres estão liderando a transformação das soft skills no mercado, com ênfase em habilidades como comunicação, empatia e colaboração. A iniciativa reforça o compromisso do aeroporto com diversidade e igualdade de gênero, além de celebrar conquistas femininas no ambiente profissional.
“A diversidade de gênero impulsiona inovação e criatividade, pois diferentes perspectivas levam a soluções mais eficazes. Ao empoderar mulheres, contribuímos não apenas para o desenvolvimento social, mas também para nossa sustentabilidade e crescimento a longo prazo. Elas trazem habilidades essenciais, como comunicação e colaboração, que enriquecem a dinâmica das equipes e criam ambientes mais produtivos”, afirmou Isabela Dantas, Gerente de Recursos Humanos da VINCI Airports no Brasil.
Dados do último censo mostram que 48% dos empregados do aeroporto são mulheres, que também ocupam 40% dos cargos de liderança. Anualmente, em março, o Salvador Bahia Airport participa de uma avaliação global do Grupo, que mede a equidade profissional entre homens e mulheres em seis critérios-chave: igualdade salarial, distribuição de aumentos, oportunidades de promoção, políticas pós-licença-maternidade, representatividade feminina nos altos cargos, e paridade nos maiores salários. Em 2025, o aeroporto atingiu nota 99 (em uma escala até 100), próximo da pontuação máxima. A roda de conversa encerrou um ciclo de ações internas do Mês da Mulher. O aeroporto integrou uma campanha inovadora da VINCI Concessions que destacou histórias de colaboradoras e seus modelos de inspiração, incluindo as pioneiras Bessie Coleman, Camille du Gast e Alice Recoque – mulheres que romperam barreiras no setor de mobilidade. A campanha, lançada globalmente pela VINCI Concessions no Dia Internacional da Mulher, promove igualdade profissional e apoia a feminização de seus times. Em 2024, mulheres representavam 37% da força de trabalho da VINCI Concessions, com meta de alcançar 40% em cargos de liderança até 2026 – objetivo já atingido pelo Salvador Bahia Airport.
Sobre o Salvador Bahia Airport Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com um investimento de R$ 700 milhões em obras de modernização e ampliação do terminal, aumentou sua capacidade em 50%, atendendo até 15 milhões de passageiros por ano. Além disso, foi reconhecido com o Selo de Diversidade Étnico-Racial pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador em virtude das iniciativas de combate ao racismo institucional. O Salvador Bahia Airport também se destaca como o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, liderando ações de preservação ambiental.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.