22 de maio de 2025

Salvador lidera ranking ICCA no Nordeste como destino para eventos internacionais

Foto: Fábio Marconi /Salvador Destination

Salvador se consolida como o principal destino do Nordeste para a realização de eventos internacionais, segundo o mais recente ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), divulgado nesta terça-feira (20), durante a feira internacional IMEX, em Frankfurt, na Alemanha.

A ICCA é uma das principais organizações globais da indústria de eventos e turismo de negócios. Anualmente, ela publica o levantamento dos países e cidades que mais sediaram congressos internacionais no mundo, com base em critérios técnicos e abrangência internacional.

“Essa notícia nos enche de orgulho e nos motiva a seguir trabalhando com mais empenho. Salvador tem potencial para ir além. Queremos chegar ao topo”, afirma Glicério Lemos, presidente da Salvador Destination, entidade responsável por promover a capital baiana no segmento MICE (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions).  Lemos frisa que  Salvador reúne todas as condições para se destacar nos cenários nacional e internacional, desde sua excelente infraestrutura aeroportuária, hoteleira, com um centro de convenções moderno, sua história, beleza, gastronomia. “Uma cidade revitalizada que nos enche de orgulho”, resume. 

No cenário nacional, o Rio de Janeiro assumiu a liderança do ranking, seguido por São Paulo. Já o Brasil conquistou uma posição histórica: com um crescimento de 50% no número de eventos internacionais realizados, o país entrou no Top 15 do ranking mundial da ICCA 2024. Além disso, manteve-se como o líder absoluto na América Latina e o único representante da região e do Caribe entre os 15 primeiros colocados — ficando em terceiro lugar nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá.

Em 2024, o Brasil sediou 234 eventos internacionais classificados pela ICCA — um salto de 50% em relação a 2023. A indústria de eventos de negócios representa cerca de 25% do turismo global e tem impactos relevantes nas economias locais. Segundo a Embratur, o turista de eventos corporativos e associativos gasta até três vezes mais do que os visitantes de lazer, gerando impactos positivos em diversos setores.

Compartilhe:

MAIS LIDAS